JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Antônio Seixas

HENRIQUE DIAS DUQUE ESTRADA

Publicado na edição 98 de Dezembro de 2009

Henrique Dias Duque Estrada nasceu em Magé a 27 de junho de 1871. Bacharel em Ciências e Letras pelo internado do Colégio Pedro II. Formado em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina, em 1898. Durante muitos anos foi assistente do Dr. Miguel Couto, na Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro.

Como dicionarista, em colaboração com o Dr. Alex Hauer, publicou o “Dicionário Alemão-Português de Termos Médicos”, com 237 paginas, editado em 1911.

Para o livro que a Academia Nacional de Medicina publicou, por ocasião do centenário do ensino médico no Brasil, escreveu Henrique Duque um minucioso estudo sobre a bibliografia da hematologia do beribéri.
Candidatou-se à Academia Nacional de Medicina, como membro efetivo da seção de medicina, apresentando seus títulos e trabalhos. Eleito, foi empossado em 22 de setembro de 1904. Transferido, depois, para a classe de membros eméritos, em 19 de outubro de 1934.

Henrique Duque faleceu na cidade do Rio de Janeiro a 27 de agosto de 1951, aos 76 anos, tendo a Academia Nacional de Medicina o feito patrono da cadeira n.º 04, atualmente ocupada pelo Dr. Gerson Canedo de Magalhães, especialista em neurocirurgia e neurologia, professor titular da UERJ.

Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui