JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Izaura Hart

O Bem e a Paz

Publicado na edição 100 de Fevereiro de 2010

“Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a”. (I Pedro, 3:11)

A recomendação do Apóstolo Pedro se nos afigura como um desafio, não apenas uma simples recomendação.

Desafio porque nos é difícil “encarar” semelhante proposição de vida, já que afastar-nos do mal totalmente é em verdade quase impossível! Não do mal considerado grande, como assaltar, matar, e alguns outros dos quais acreditamos já termos nos desvencilhado há algum tempo. Mas o mal menor, aquele que é fruto de nossa inveja, de nosso egoísmo, desse nos é difícil apartar.

Quantas vezes vemos um irmão maldizendo outro irmão apenas porque é invejado, porque possui bens materiais ou morais que o outro gostaria de ter! A lei humana não condena o invejoso que maldiz seu irmão, mas o invejado sofre com a maledicência e até mesmo com a calúnia do outro!

O invejoso o que tem dentro de si é apenas um enorme desejo de ser como aquela pessoa pela qual sente inveja! Daí a recomendação de Pedro “aparte-se do mal e faça o bem” . No nosso caso, trabalhe sua inveja, olhe-se ao espelho e diga: Eu tenho inveja.

Vou trabalhar por admirar as pessoas sem querer derrubá-las. Se são motivos da minha admiração, lutarei para segui-lhes os bons exemplos. Este será um trabalho diário de dias, meses e até anos que demandará nosso esforço em busca da paz para que ela seja conquistada.

Observemos que Pedro nos diz que não é apenas o nosso afastamento do mal que é importante. Ele diz “aparte-se do mal e faça o bem”. Isto sim é fundamental!

Ouvimos muita gente falar até com certa dose de orgulho: Eu não faço mal a ninguém. Mas será que faz o bem? O “X” da questão não é deixar de fazer o mal é substituir o mal pelo BEM!

E como sentir PAZ sem estar tranqüilos com as leis de Deus? Bastará nela falar e desejar “muita paz” da boca para fora? Para que ela reine em nossa vida é necessário, como nos diz Emmanuel, “buscá-la e segui-la com toda persistência de nossa fé”.

Muita Paz e muito trabalho no BEM a todos!

Izaura Hart
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui