JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Rosinha Matuck

OAB - LEMBRANÇAS E ATUALIDADES

Publicado na edição 86 de Novembro de 2008

Gostaria muito de poder encontrar palavras para dizer do prazer que tive em participar dos eventos da OAB pela passagem dos seus 26 anos de muitas histórias. De repente, lá estava eu novamente na ESA (Escola Superior de Advocacia) sentada aguardando o palestrante – Que palestrante! Nesse momento, um filme rodou em minha memória: O início da Ordem em Magé com a inesquecível Drª. Laís de Miranda Tavares, a primeira mulher presidente da Instituição no Brasil, Presidente em Magé. Foram anos... Depois, não pela seqüência, mas lembro dos Drs. Adjair Rios, Moreira, Laert, Fernando Tavares, Ivani e outros que já não me lembro. Mas foi pelas mãos do Dr. Fernando Tavares que passei a freqüentar a OAB. Foram palestras inesquecíveis, festas memoráveis em sua casa no quiosque, as delícias do menu da Peca, a elegância de Drª. Laís recebendo os convidados, enfim festas para ninguém colocar defeito. Eu lá, pois o amigo Fernando fazia questão que em sua mesa tivesse o Humus Tahine que eu fazia e ele cobrava: “Turca, quero com bastante salsinha ouviu?”

– Maravilha! Depois, continuei da mesma maneira com Dr. Laert que toda semana nos seus, seis anos de Presidência me ligava: “Quero você lá hoje”. Como era bom! Nomes e Renomes de Palestrantes, freqüentavam a ESA num cerimonial de muita elegância e conhecimento. nós, os assistentes... Encantados. Lembro que senti em mim certa magia, um encantamento como estivesse imantada de muito prazer. Depois, Dr. Laert saiu e eu acabei sem querer me dando um tempo, nada proposital, puro comodismo. Agora, na gestão do atual Presidente Dr. Norberto Judson sempre convidada, porém acomodada, fui surpreendida com um convite irrecusável. Os Parabéns a OAB pelos seus 26 aninhos. Por puro acaso recebi o convite e o deixei sobre a mesa. Mas minha mesa tem zilhões de papéis que nesse dia resolvi arrumar e lá, encontrei o convite e não tive dúvida, parti para a ESA afim do grande encontro. O Ministro Dr. Waldemar Zvaiter era o palestrante da noite. Eu já o conhecia de pelo menos três palestras em Magé, sabia do seu carisma, de sua história, de alguns cargos exercidos e sua competência. Foram momentos de entretenimentos, de História do Brasil, Ética e da grande escolha do Direito.

Que aprendizado! Lembro-me da intensidade da sua opção pela advocacia, do seu convencimento e da auto estima por ter toda sua família abraçado a profissão de sua escolha – Foi prazeroso sentir essa energia. Depois o coquetel finalizou as comemorações e veio a cobrança do orador: “Quero ler essa matéria”. Senti o peso da responsabilidade, porém não muito. Esse momento foi o ponto alto da festa, daí eu ter enfatizado mais. Porém dentro das comemorações o Presidente Norberto recebeu a visita do atual Presidente da OAB – RJ Dr. Wadih Damous que inaugurou em outra ocasião as novas Instalações da Casa de Apoio ao Advogado e homenageou nesse mesmo dia as três primeiras instituições criadas por D João VI ao chegar ao Brasil que foram: O Banco do Brasil, O Corpo dos Fuzileiros Navais e a indústria IMBEL aqui instalada. Vale a pena recordar que entre uma festa e outra, fui convidada a conhecer o Quartel dos Fuzileiros Navais na Ilha das Cobras. Fui, e novamente fui tomada por muita emoção. Lá estava no museu do quartel toda a história do Brasil contada no dia anterior pelo Ministro Zvaiter. Eu explodi de alegria. Como Valeu! Magia total, um luxo para poucos que tem o privilégio no município de freqüentar gratuitamente uma ESA. Fato este, não muito respeitado e não valorizado ou compreendido pelos advogados que aqui militam. Uma pena, uma pena mesmo, de Parabéns Dr. Norberto Judson e Dr. Sérgio Ricardo da Silva e Silva.

Rosinha Matuck
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui