JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Antônio Seixas

A CAPELA DE SÃO BENEDITO EM PARQUE ESTRELA

Publicado na edição 101 de Abril de 2010

A Capela de São Benedito foi construída em 1953 por Marciano de Oliveira Barbosa e Josefina B. Meritello, parteira por profissão, em agradecimento a uma graça alcançada.

A capela serviu de cenário para o casamento do jogador de futebol Carlos Alberto Torres, afilhado de D. Josefina, com Sueli, mãe dos seus filhos Andréa e Carlos Alexandre Torres, também jogador, tricampeão pelo Vasco da Gama (1992, 1993 e 1994).

O mesmo jogador, numa de suas visitas à madrinha, juntamente com Pelé e Nicolau Moran, presidente do Santos Futebol Clube, prometeu que se o time ganhasse o Campeonato Paulista de 1969, doaria uma imagem do padroeiro da sua altura. O presidente do clube prometeu ainda que se a graça fosse alcançada, doaria para a capela as camisas usadas no dia da conquista do título.
Com a vitória santista, a capela recebeu a imagem, as camisas dos jogadores e um cheque no valor de quatro mil cruzeiros do Rei do Futebol.

Carlos Alberto Torres, nesta ocasião, fez nova promessa, pedindo auxílio para trazer a Taça Julles Rimet para o Brasil. Em troca doaria as bolas utilizadas nos jogos devidamente autografas por toda a seleção e uma faixa de tricampeão. Conquistada a Copa do Mundo de 1970, os jogadores doaram as bolas com que enfrentaram o Uruguai e a Itália, tendo esta sido roubada. São encontradas ainda na capela fotografias e as lembranças deixadas pelos tricampeões.

Carlos Alberto Torres foi ainda pentacampeão pelo Santos (1965, 1967, 1968, 1969 e 1973) e vereador pelo PDT na Câmara Municipal do Rio de Janeiro de 1988 a 1993.

Do lado de fora da capela foi erguida um gruta de Nossa Senhora de Lourdes pelo médico cirurgião Dr. Oscar Lira, da Casa de Saúde Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

Com a morte dos construtores da capela, que fica na estrada que leva às ruínas do Porto da Estrela, esta passou a Diocese de Petrópolis, estando vinculada a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Piabetá, no 6.º distrito de Magé.

Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui