JORNAL MILÊNIO VIP - Dia 11 de agosto: Dia do Advogado

Colunistas - Sérgio Silva

Dia 11 de agosto: Dia do Advogado

Publicado na edição 105 de Agosto de 2010

Neste mês vamos falar sobre o advogado

Num estado democrático de direito – como o nosso – a Justiça somente se efetiva nas mãos de certos profissionais: um deles, o advogado. Este, como operador do Direito, é a ferramenta que lapida a lide e faz refletir a luz do que é justo aos olhos do julgador.

Disse Bulhões Pedreira, a mais de 50 anos: Enquanto o Estado não absorver por completo o indivíduo, a profissão de advogado terá um papel relevante a representar. E nos momentos de subversão da ordem jurídica, quando sofrem colapso os direitos individuais, dele se exigem a combatividade e a energia de arrastar as correntes do arbítrio e da confusão, erguendo muito alto a voz da Lei no plano inseguro dos tribunais sem garantias. Está sujeito às incompreensões e às suspeitas, mas por menor que seja a acústica do meio ambiente aos reclamos do Direito, sua voz terá sempre alguma ressonância na consciência coletiva, humanizando as reações do Poder. Este é o grande sentido da profissão, que a distingue e a enaltece, exigindo do advogado, em determinados momentos da história, o esquecimento de si mesmo em prol dos princípios fundamentais da civilização e da ordem jurídica.

Ad vocatus, aquele que é invocado, chamado: eis a origem da palavra. O advogado, como disse Rui Barbosa (patrono dos advogados brasileiros), é “a voz dos direitos legais” na defesa de seu cliente – seja qualquer postulante, na medida em que sua consciência do dever assim lhe impõe. É aquele que faz garantir o direito constitucional de defesa. Vale transcrever – Paiva (PAIVA, Mário Antônio L. A IMPORTÂNCIA DO ADVOGADO NA JUSTIÇA DO TRABALHO. In: Informe Jurídico, nº 27, v III, (CD ROM). Juiz de Fora: Prolink, 2002), já no Velho Testamento se encontra a “lição admirável de que no primeiro julgamento que se realizou na Terra, ao réu foi garantido o direito de defesa: Deus não condenou Adão sem ouvi-lo. Pois a defesa não é um privilégio. Essa é uma conquista da humanidade. É um verdadeiro direito originário, contemporâneo do homem, e por isso inalienável.

No dia 11 de agosto, também se comemora o dia da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Deixo aqui minha sincera homenagem a todos aqueles que encontraram no Direito, o caminho para uma atuação honrada, onde cumprindo o seu munus público exercem também sua função social, sejam esses profissionais ministros, desembargadores, juízes, promotores, defensores, procuradores, analistas entre outros, saúdo a todos aqueles que no exercício da profissão estão comprometidos com a realização da justiça social!

FELIZ DIA DO ADVOGADO!

Convite:
DIA 31/07 - SÁBADO FESTA JUNINA DA OAB - LOCAL CASA DE JULIÃO - RUA DA MADEIRA ÀS 20:00 HORAS, CONTO COM VOCÊ.

Sérgio Silva
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui