Quem caminha pelo cemitério de Santo Aleixo se depara com um túmulo simples, enegrecido pelo tempo. Em sua campa, a inscrição: Raymond Letouzé (1923-1984).
Raymond Joseph Letouzé nasceu em 22 de outubro de 1923, em Granville, França, filho de Louis Letouzé e Hervy Letouzé. Entre 1944 e 1945 prestou serviço militar em território austríaco por aproximadamente dois anos.
Naquela ocasião, os estudantes que prestavam o serviço militar (e Letouzé era estudante de Direito) foram admitidos na administração pública local.
No ano de 1947 chega ao Rio de Janeiro, onde conhece e se casa com a professora de francês Juliette Letouzé, em fevereiro de 1952.
Com o tempo o casal passou a residir em Santo Aleixo, e ali cultivavam bananas que eram vendidas em Teresópolis. Ainda no 2.º distrito mageense, Raymond Letouzé lecionou francês e inglês no ginásio do Instituto Pedagógico, fundado em 1954, por Waldemar Mello (1913-1991), sob a direção de Maria Wanda Perbeils (1923-2007).
Em 1963 o casal muda-se definitivamente para Teresópolis, e em agosto do mesmo ano, é convidado para lecionar francês no Ginásio Teresa Cristina. No ano seguinte, Letouzé passa a lecionar a mesma disciplina também no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.
Além do magistério, Letouzé integrou a companhia de teatro de Nino Honorato, que se apresentava no antigo Teatro Higino.
Membro fundador da Fundação Serra dos Órgãos - FESO, em janeiro de 1966, ao lado do Dr. Arthur Dalmasso, Dr. Flávio Bortoluzzi Souza, Dr. Waldyr Barbosa Moreira e outros, integrou o primeiro conselho curador da entidade, empossado em fevereiro do mesmo ano. Trabalhou intensamente pela criação da faculdade de medicina, sendo, inclusive, o intérprete (falava fluentemente o grego), do embaixador da Grécia quando do plantio da “árvore de Hipócrates”, no campus principal da fundação.
O professor Raymond Letouzé faleceu em Teresópolis dia 11 de agosto de 1984, sendo sepultado em solo mageense.
Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui