JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Antônio Seixas

Memória Mageense - A origem de 1ª Igreja Batista em Magé

Publicado na edição 109 de Fevereiro de 2011

Em 1860 o missionário norte-americano Thomas Jefferson Bowen aportou na cidade do Rio de Janeiro, então capital do império do Brasil. Foi o primeiro missionário enviado ao Brasil pela Associação de Igrejas Batistas do Sul dos Estados Unidos, com a missão de organizar uma igreja de língua inglesa para os imigrantes americanos. Tempos depois, um grupo de colonos norte-americanos, derrotados na Guerra de Secessão (1859-1865), desembarcou no Brasil, em Santa Barbara do Oeste (SP), onde em 10 de setembro de 1871 organizaram a 1ª Igreja Batista em terras brasileiras, sob a coordenação do Pastor Richard Ratcliff.
A 1ª Igreja Batista do Rio de Janeiro, organizada em 24 de agosto de 1884, foi a terceira Igreja Batista no Brasil, numa casa na Rua de Santana. Posteriormente, no início do século XX, foi transferida para o novo templo na Rua Frei Caneca, Nº 525, no Estácio, onde chama a atenção dos transeuntes por sua bela arquitetura. A 1ª Igreja Batista em Magé foi organizada em 17 de maio de 1925, estando presentes à assembléia os pastores Joaquim F. Lessa, Manuel Avelino de Souza, A. B. Christie, E. A. Jackson, conforme a ata histórica, além de visitantes como Ismael Gonçalves e Fortunato Zacharias Soares. Na presidência, o Pastor Joaquim Lessa, que convidou João Paulo de Andrade para secretariar os trabalhos.
A primeira diretoria eleita era composta por: Dr. Manuel Avelino de Souza, Pastor; João Barreto e Silva, evangelista; João Paulino de Andrade, 1º secretário; Prosperina Soliva, 2ª secretária; Arlindo Baptista, tesoureiro; e, Heitor Macieira, superintendente da Escola Dominical.
Nas dependências da 1ª Igreja Batista em Magé (Rua Simão da Motta, nº 874, Centro), a Associação Batista Mageense foi organizada em 19 de abril de 1978, com a presença de 09 pastores e 15 irmãos, sendo no dia 21 de abril de 1978 consolidada a organização da ABM, por ser uma data histórica.


Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui