JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Antônio Seixas

A Capela de Santa Terezinha

Publicado na edição 115 de Setembro de 2011

A Capela de Santa Terezinha, na rua Salgado Zenha, n.º 203, no Centro de Magé, foi construída por Conrado Antonio de Paulo, filho de Saturnino de Paulo, nascido em 19 de fevereiro de 1900, funcionário dos Correios e Telégrafos, casado com Celeste da Costa Paulo, em agradecimento pela recuperação de sua filha Tereza da Costa Paulo, que aos três anos, por acidente, bebeu soda cáustica.

Não só a menina se recuperou, mas cresceu, casou-se com Rondão Gonçalves da Silva, e teve duas filhas, Ilda e Rosa, antes de falecer aos 33 anos.

A capela é dotada de sacristia e coro, cujo acesso se dá pela torre, onde ainda encontramos o sino original. Nela fica guardado o Santíssimo Sacramento e a imagem de Santa Terezinha, que ficou aos cuidados da família Paulo durante a construção da capela. Na parede direito, próxima a entrada, vemos ainda um medalhão de bonze, com a imagem em relevo da padroeira.

A doação da capela para a Diocese de Petrópolis ocorreu apenas em 03 de outubro de 1961. Capela filial da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Magé, a celebração da Santa Missa ocorre todo dia 30 de cada mês.

Santa Terezinha do Menino Jesus, como é popularmente conhecida Teresa de Lisieux (1873-1897), nascida Marie Françoise Thérèse Martin, foi uma regiliosa carmelita francesa, declarada Doutora da Igreja, pelo alto valor de seus escritos. Seu livro mais famoso, “História de uma alma”, foi editado pela primeira vez em 1898, numa tiragem de 2000 exemplares. Seus manuscritos, orações, cartas e poemas foram reunidos em suas “Obras Completas” (1992). Após a sua morte, foi canonizada pelo Papa Pio XI, em 17 de maio de 1925. Dois anos depois, Pio XI a declara Patronesse Universal das Missões. Finalmente, em 19 de outubro de 1997, durante as comemorações de seu centenário, o Papa João Paulo II a declara Doutora da Igreja.





Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui