JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Dulcimar Menezes

LEVANTE A CABEÇA! OLHE PRA FRENTE!

Publicado na edição 122 de Junho de 2012

A destruição é barulhenta! A semente que gesta a árvore, germina e cresce em direção ao seu destino é suave e silenciosa. Observem... Um grande mestre me fez refletir sobre esta metáfora da realidade. Levando-me a pensar sobre o momento maravilhoso que estamos vivendo! Sim, do contrário de muitos, sou muito otimista sobre os novos rumos que estamos tomando. Alguns me questionarão se não estou percebendo que a sociedade está um caos, que a desumanidade impera e que tudo está se destruindo... Calma, gente! Prestem atenção... Devastando tudo nós já estamos fazendo há muito tempo, nâo é de agora! Porém, nunca se viu tantos se unindo para mudar. “Um incontável número de indivíduos e organizações estão trabalhando criativa e corajosamente por mudanças. Alguns movimentos, que agora são verdadeiramente globais, foram criados... Vemos uma conscientização cada vez maior em relação aos problemas ecológicos por parte da população e muitas comunidades estão se esforçando para trabalhar em harmonia para com a Natureza e não contra ela”, cita Leonardo Boff em seu mais novo lançamento “O Tão da Libertação”. Isto não é ótimo! Novas possibilidades para a renovação do mundo!

Engajados nesta nova onda global, nosso humilde projeto “Ruas e Rumos” vêm alcançando o seu principal objetivo, pequeno e grandioso ao mesmo tempo, que é tocar de forma simples e eficiente a consciência do nosso cidadão mageense. Começando pela nossa própria Rua Professor José Leandro, em parceria com a nossa Cooperativa Local de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis, localizada em Bongaba, cujo presidente é o Sr. Rogério Farias, um número significativo de moradores já está encaminhando os seus resíduos para serem reciclados. E o idéia é esta mesma, contagiar, ao pé do ouvido, cada vez mais moradores de nossas ruas e de outras com a idéia de CUIDAR E CONSTRUIR. Não pretendemos grandes investimentos financeiros, muito menos parceiras com importantes ONGS, já comprometidas em suas causas... O que queremos mesmo é trabalhar com o nosso exemplo de atitude consciente e assim tocar o coração do vizinho. Urge, isto sim, a nossa tomada de consciência de nosso papel insubstituível nesta engrenagem da vida, este ciclo sem fim! Vem aí a Rio +20, Conferência da ONU sobre o meio ambiente. O Encontro das mais importantes representações de diversos países, aqui no Brasil, Rio de Janeiro, no lado da nossa casa. Mas, por mais importantes e profundas que sejam as reflexões e decisões tomadas neste grandioso evento internacional, eles jamais poderão fazer por nós aquilo que cabe somente a cada um. O limite de qualquer decisão governamental é a porta de nossas casas!

Parabenizo a Sra. Selma, da Secretaria Municipal de Ação Social, pelo importante apoio e reconhecimento ao fundamental trabalho dos nossos queridos Catadores de Resíduos. Ao Rogério, ao Weliton, à Juliana, à Simone, à Ana Paula, à Maria José, ao Rodrigo, ao José Ferreira, ao Manoel Eleno e Walmir, nossos honrados trabalhadores da Cooperativa de Bongaba, preciosidades em forma de gente que tive o prazer de conhecer neste ano, minhas singelas homenagens e agradecimentos, pois realizando esta tarefa por eles próprios e pelo Planeta, estão fazendo também por mim e por todos nós!

Estou escrevendo estas palavras na data em que completo 47 anos de idade. Estou muito feliz pela minha vida! Porém, neste ano, estou um pouco mais feliz pela vida de uma Digna Senhora, que, geminiana como eu, completa mais um ano vida. Ela, porém, é quatrocentos anos mais velha do que eu. Minha querida Magé, que os ventos da modernidade e da renovação continuem soprando a seu favor, a nosso favor, e espantem os vírus, os parasitas, os pessimistas e os egoístas para bem longe de sua Alma sofrida, que começa a apresentar sinais de convalescência de sua infecção microbiana que parecia não ter cura. Cidadãos, amigos, para a mudança de uma história de dores e humilhações, é preciso tempo, confiança e renovação interior de cada um de nós. Portanto, companheiro, levante a cabeça! Olhe pra frente! O passado negro ficou para trás! Parabéns para nós!

Dulcimar Menezes
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui