JORNAL MILÊNIO VIP - Medicina do trabalho

Colunistas - Sérgio Silva

Medicina do trabalho

Estudos importantes sobre a prevenção e reparação da saúde do trabalhador foram feitos por Bernardino Ramazzini, na Itália, na cidade de Módena, em 1.700, ele escreveu o livro “As Doenças dos Trabalhadores”. O referido trabalho foi considerado o texto básico da Medicina Preventiva até por volta do século XIX. “São dele os aforismos mais vale prevenir do que remediar; e todo o trabalho torna-se perigoso se praticado em excesso”.

Na CLT há o capítulo sobre segurança e medicina do trabalho, conforme os artigos 154 a 201, na redação determinada pela Lei nº 6.514/77.        Os citados artigos são complementados pela NR 15 da Portaria nº 3.214/78, que indica elementos químicos, físicos ou biológicos que trazem malefícios à saúde do trabalhador e que são analisados pela Medicina do Trabalho para efeito do trabalho insalubre. A Medicina do Trabalho preocupa-se com a saúde dos trabalhadores. Pretende limitar a jornada de trabalho para evitar a fadiga. Estabelece intervalos, descansos semanais, férias e medidas preventivas em relação a acidentes do trabalho. A redução da jornada em trabalho insalubre e o aumento de dias de férias nesse mister são recomendados na Medicina do Trabalho. A Medicina pode ser importante fundamento para verificar seguros de enfermidade, de maternidade, de situações de trabalho insalubre.

A Segurança do Trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Saúde Ocupacional é uma área da saúde que cuida especialmente da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de moléstias ocasionais pelo próprio trabalho, como é o caso, por exemplo, da LER – Lesão de Esforço Repetitivo tão em voga ultimamente. A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão agregador das políticas internacionais de saúde ocupacional.
         

 

Sérgio Silva
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui