JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Clóvis Mendes

PUBLICAÇÃO LOCAL É OBRIGATÓRIA

Publicado na edição 128 de Dezembro de 2012

É um estudo que enfoca o tema, que se por vezes permite uma gama de interpretações municipais diversas, em cada uma dessas unidades de território brasileiro, encontra ENTENDIMENTO UNIFORME, no entanto, e quanto ao princípio legal e fundamental de se alcançar ampla difusão.

No âmbito municipal a comunicação é a mais importante de toda a ferramenta na construção da democracia e de formação de um país. Pela informação, ela transforma o habitante
em cidadão. Torna pública a gestão do que intitula como tal. Ela integra grupos e comunidades, cidades e estados, estados em ação.

É tão grande a responsabilidade daqueles que assumem perante a sociedade, o papel de meio de comunicação, que a má utilização dos mesmos, deveria ter pena como crime de lesa pátria.

A mentira, ou a ocultação de fatos, tem na imprensa, o mesmo efeito nocivo de fazer a opinião publicada, tentar se tornar a opinião pública.
É tão grande a irresponsabilidade daqueles que se exime de utilizar este meio de comunicação na forma devida, que o crime que certamente estão cometendo deveria ter pena própria no Código Penal, por ocultação da verdade. CORRUPÇÃO EXIGE SILÊNCIO.

Toda vez que um administrador público se exime de publicar com ampla difusão algum ato legal, certamente esta procurando alguma forma de dar uso particular aos recursos públicos e fazer a LEI legitimar alguma IMORALIDADE.

UNIÃO DO CANAL

A participação em cerimônia agendada na mesma data em Niterói, impediu o meu comparecimento no almoço; apresentação de Bateria e do Grupo Coração Blindado, na gloriosa Escola de Samba UNIÃO DO CANAL. Coração da Massa, foi o melhor grupo formado em Magé e do qual, com muita honra, fui seu Padrinho. Levei aquele grupo aos lugares mais importantes do Rio. Com ele e seus membros, fantásticos, vivenciei momentos memoráveis de minha vida. Venho tentando e espero, que um dia nem que seja para uma única apresentação, veja-o reunido numa tarde de domingo, na UNIÃO DO CANAL. Agradeço ao presidente Sandro Ferreira da Silva, pelo convite. Valeu!!!

DIA NACIONAL DO SAMBA
No dia 2 de dezembro, o país comemora o DIA NACIONAL DO SAMBA, instituído devido à iniciativa de um vereador baiano, LUIS MONTEIRO DA COSTA, para homenagear o compositor ARY BARROSO. Ary, já havia feito sucesso com o seu samba NA BAIXA DO SAPATEIRO, mas nunca havia ido à Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo país e sendo portanto a comemoração em âmbito nacional. Se DEUS é baiano, o Samba ,não poderia ser de outra naturalidade. Salve a Bahia e em especial IBICUÍ, oxente!!!

COM A FLOR NAO SE BRINCA
A mais antiga Escola de Samba do Mundo, a FLOR DE MAGÉ, escolheu o dia nacional do samba, 2 de dezembro, para promover em sua sede, a apresentação de sambas de enredo para o carnaval de 2013. A quadra lotou, e a festa foi dentro das tradições da Vovó, como assim é carinhosamente tratada esta instituição, que no dia 14, comemora seus 112 anos de fundação e funcionamento. Dela sou, o Presidente do Conselho Deliberativo, como divindade.

Esses meninos e essas crianças que estão chegando à nossa Diretoria, já trazem
em seus DNAs, o que é ser, FLOR DE MAGÉ. E, é por isso que sempre digo: COM A FLOR NÃO SE BRINCA. O hexa Campeonato do carnaval mageense, foi conquistado com Olé! Olé! Oléééé!!!

LITERATURA DE CORDEL
Quando, como convidado especial fui proferir uma palestra no Colégio Estadual Dr. Manoel Novais, em Ibicuí-Bahia, sobre a vida de LUIZ GONZAGA, o Reio do Baião e sua influência no São João de Ibicuí, recebi de ANA SORAYA PIRES VEIGA BRITO, um belíssimo Poema titulado: LITERATURA DE CORDEL (SÃO JOÃO DE IBICUÍ), com adaptação de MARBSON CUNHA. Trata-se de uma obra literária, totalmente focada no aspecto antropológico de Nossa Cidade. OBRIGADO ANA. Luiz Gonzaga, em Ibicuí tocou, até quando sua saúde permitiu.

COINCIDÊNCIA E MATRIMÔNIO
Por ocasião do matrimônio de GABRIELA com RAFAEL NOGUEIRA MAGALHÃES MENDES, nosso queridíssimo RAFA, no último dia 23 de novembro, consagrado no Cartório do 1º Distrito de Magé, conhecí o Escrevente Luis Paulo da Silva Corrêa; um jovem transbordando simpatia e refinada educação à todos que ali estavam. Ele, sob a batuta de nosso amigo (também Baiano), Gedeon B. Teles - Juiz de Paz e casamenteiro. Aos nubentes, o nosso voto de eterna felicidade e aos dois servidores, o nosso terno abraço e cumprimento pelo relevante serviço que brilhantemente exercem.

RETROSPECTIVA
Anualmente, no dia 26 de dezembro, um grupo de amigos se reúne no BAR DO NETO, para uma retrospectiva do que cada um realizou durante o ano. O grupo é FECHADÍSSIMO e só os que fazem parte da DIRETORIA, têm acesso. O rango, corno sempre é servido, ao som do EXTRAORDINÁRIO GRUPO MUSICAL SÓ PRÁ CHATEAR. Como Membro, lá estarei, livre, leve e solto. 

*****

O Jornalista tem no fato o foco. Diferente o Poeta, tem na síntese, o prazer.

*****

 

Clóvis Mendes
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui