JORNAL MILÊNIO VIP - MODA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Colunistas - Elaine Ferreira

MODA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Publicado na edição 88 de Janeiro de 2009

A moda expressa gosto, arte, beleza, estilo e espontaneidade. Mesmo temporária, é libertadora e moderna. Enfim, moda é cultura e mostra um pouco da personalidade de cada um.

O segmento da moda hoje oferece uma variedade de estilos para todos os gostos, do irreverente ao contemporâneo.

Exemplos de que a roupa também determina posicionamento perante a sociedade podem ser encontrados ao longo da história, em várias épocas. Como na década de 60, quando os hippies, sob o lema “paz e amor“, abriram mão do luxo para viver em comunidades, junto à natureza. Esse estilo já foi explorado pelo segmento da moda. As roupas tinham aspecto de usadas e desbotadas, com jeans bordados com flores, calças de algodão, boca de sino, estampas indianas e saias compridas.

Moda também é comunicação. A roupa faz parte de um conjunto de expressão do qual homens e mulheres utilizam para dizer o que são e o que sentem. “Quando você está feliz, alegre, você usa roupas leves e coloridas, mas quando você está triste, abre o guarda-roupa e só vê o preto. Realmente, é possível refletir o seu estado de espírito através da moda“, afirma a empresaria Simone Gouvea, coordenadora do Pólo de Moda de Petrópolis no Fashion Business.

Simone também acredita que o modo de se vestir se tornou mais democrático. “Hoje não precisa ter muito dinheiro para estar bem vestida, basta ter bom gosto. Você pode estar bem transada com pouco dinheiro“, conclui.

E para todos os olhares afiados que acompanham a moda e se preocupam em se expressar através dela, vale a pena conferir as vitrines das lojas, que oferecem inúmeras escolhas de roupas, independente da classe social e estilo.

Elaine Ferreira
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui