JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Sandra da Silva

SISMA - Edição 130

Publicado na edição 130 de Maio de 2013

No Mês de maio comemoramos duas datas de muita importância, são elas:
DIA DAS MÃES; DIA DO TRABALHADOR/TRABALHADORA;

Juntando as duas datas, temos o DIA DA MULHER MÃE TRABALHADORA, que a cada dia que passa está mais inserida no mercado de trabalho.

Nas últimas décadas a mulher intensificou sua luta no combate à opressão e desigualdades a favor de sua emancipação econômica e social, e pelo direito ao trabalho.

Desta forma, alcançou uma igualdade política e social em relação aos homens. Deve-se isto, principalmente, aos movimentos feministas, bem como ao entendimento da sociedade,que a legitimou, tendo em vista as conseqüências da divisão sexual do trabalho e ao mesmo tempo em que a mulher destaca em sua busca pela capacitação, prova disto são as universidades, onde a maioria é de mulheres.

Ao longo dos últimos anos, ao persistir em suas lutas, reivindicando novos e maiores espaços no mercado de trabalho e na sociedade, as mulheres têm alcançado muitas conquistas.

No entanto, ainda é latente a desigualdade e a discriminação quanto à força de trabalho feminina, observa-se certo cuidado de algumas empresas em contratar mulheres, por conta do período que as mesmas se afastam de suas funções para a maternidade, ou melhor, a licença maternidade.

O que nos conforta é que a cada dia que passa esse mito vem desabando, pois mesmo se dedicando a maternidade as mulheres por serem multifuncionais, não abandonam suas responsabilidades no trabalho e ainda encontram tempo para se dedicar aos estudos e a família, em muitos casos sozinhas.

Uma vitória recente das mulheres trabalhadoras foi à extensão da licença maternidade, para o período de 06(seis) meses, legislação esta que já é realidade para as funcionárias públicas de 22 Estados e 148 Municípios, além do Distrito Federal. O levantamento é da Sociedade brasileira de Pediatria (SBP), idealizadora do projeto da licença ampliada no país, infelizmente não adotada por muitos Municípios, dentre estes o Município de Magé.

PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES/TRABALHADORAS/MÃES DE MAGÉ, E QUE EM UM FUTURO PRÓXIMO, TENHAMOS MAIS A COMEMORAR E MENOS A REIVINDICAR.

Sandra da Silva
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui