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Colunistas - Elaine Ferreira

EU ESTIVE LÁ...

Publicado na edição 89 de Fevereiro de 2009

Em pleno verão carioca, o assunto já é o inverno 2009. Em janeiro foi dada a largada. O Rio foi palco da grande mostra de moda que é a 14ª edição do Fashion Rio devido cuidado podem fazer bonito na vida real. O evento estava com a cara nova, mas com a mesma vista maravilhosa do Pão de Açúcar e da Baía da Guanabara. Por uma semana, a Marina da Glória foi palco de mais de 30 desfiles, alguns de marcas já consagradas e também de algumas desconhecidas.

Artistas, estudantes de moda e modelos chamaram muito a atenção dos “fashionistas” e jornalistas presentes. Mas, o que todos queriam mesmo era conhecer as novas tendências da moda outono-inverno para este ano.

A sensualidade exagerada está fora de moda. O que se viu nos desfiles é a volta da elegância. Vestidos voltam com força total. Um estilo quase senhorial, não fossem os joelhos de fora e os detalhes de dobraduras e babados junto aos decotes.

As roupas misturam texturas e tecidos, com duas ou mais estampas, com bordados e rendas nas golas, nos casacos e nos vestidos. Muitas grifes dão destaques para os vestidos e saias coladas ao corpo e com comprimento no joelho. Em todos os desfiles as transparências foram disfarçadas por echarpes e grossas golas de tricô. Cachecóis e mantas são os acessórios que irão aquecer o inverno 2009, calças jeans largas e cores fortes completam o look.

As novas tendências de moda irão atender todos os gostos, a amplitude de ofertas e estilos garantem uma grande variedade de opções no mercado. Com o devido cuidado é possível fazer bonito na vida real. Para ficar na moda na próxima estação, conhecer a cartela de cores e modelos que estarão em evidência não precisa ir aos desfiles ou ser um freqüentador assíduo de shoppings e lojas de griffes famosas, basta ser criativo e observador, porque mais do que a roupa, o que vale é a personalidade de quem usa.

LOJAS LIQUIDAM COM ATÉ 70% DE DESCONTO

Os consumidores que estiverem economizando para aproveitar as promoções de verão podem se preparar para ir às compras. Mais de 80% das lojas no país inteiro deram a largada na liquidação conjunta e o mês de fevereiro começa com grandes atrações nas vitrines. A liquidação da coleção primavera-verão apresenta descontos de até 70% nos segmentos feminino, masculino e infantil. A queima de mercadoria acontece até a primeira semana de março, quando é lançada a coleção outono inverno 2009.

Segundo o presidente do Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa, em Petrópolis (cidade vizinha de Magé), Marcelo Fiorini, a idéia é aproveitar as peças da última coleção para oferecer modelos de qualidade a um preço especial antes do início do ano letivo e do próximo feriado prolongado, o Carnaval. “Esse é um ótimo momento para fazer a liquidação. Além da qualidade, estamos oferecendo variedade. E como o carnaval é mais tarde esse ano, os consumidores terão mais tempo para fazer suas compras“, completa.

De acordo com o empresário, o que predomina nesta época do ano são as vendas no varejo, pois as ofertas já anunciadas nas vitrines atraem cada vez mais compradores.

As opções de pagamento também são um atrativo. Os empresários estão confiantes nas vendas da primeira liquidação de 2009, como um paliativo para a tão falada crise econômica para o empresário e para o consumidor.

A enfermeira Eloisa Monteiro não comprou nada para as festas de final de ano, mas optou por pesquisar os preços no início de 2009, quando começam as boas ofertas. “Prefiro fazer compras em janeiro por conta das liquidações, pois é uma ótima oportunidade para aproveitar os descontos atraentes, e pelo fato de que neste período é mais tranqüilo. Posso escolher com calma e o risco de me arrepender de comprar é mais difícil“, explicou.

Elaine Ferreira
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