JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Antônio Seixas

CENTENÁRIO DE RISOLETA GOULART DA SILVEIRA MATUCK

Publicado na edição 137 de Fevereiro de 2014

Risoleta Goulart da Silveira Matuck nasceu em Magé a 17 de outubro de 1914, filha de Manoel Francisco da Silveira e Elvira Goulart da Silveira. Casada com o poeta Jorge Matuck, com quem teve sete filhos. Iniciou-se no magistério em julho de 1933, como professora nomeada para a escola municipal de Citrolândia, sendo aposentada em 30 de janeiro de 1959.

Colaborou assiduamente para o jornal O São Gonçalo, com a coluna “Notícias de Magé” e poemas de sua lavra. Compôs a “Trindade da Poesia Mageense” ao lado de seus irmãos Renato Goulart da Silveira e Carlos Goulart da Silveira (1932-1980). Recebeu das mãos do escritor Pedro Guedes Alcoforado (1892-1964), o título de “Patativa de Magé”. Seu perfil biográfico foi traçado pelo escritor Renato de Lacerda, da Academia Fluminense de Letras, no livro “Perfis Poéticos, sonetos com ligeiros traços biobibliográficos” (1953).


Autora dos hinos do Colégio Cenecista Alcindo Guanabara, Colégio Estadual Visconde de Sepetiba, Escola Municipal Noêmia Teixeira, Hino do Ginásio Mageense, Hino da Escola Normal de Magé, e do Centenário de Emancipação Política de Magé.

Risoleta Matuck foi uma oradora nata. Dentre seus discursos, destacamos: saudação ao acadêmico Juvenal Marques em sua posse na presidência da Academia Friburguense de Letras; na inauguração do busto do Dr. Domingos Bellizzi na Praça Dr. Nilo Peçanha; saudações ao Bispo Diocesano D. Manoel Pedro da Cunha Cintra e ao Sr. Juiz de Direito da Comarca de Magé; na inauguração da Rua Manoel Francisco da Silveira, no centro de Magé.

Risoleta Matuck integrou os quadros da União Brasileira de Trovadores – seção Magé (1973), onde chegou ao cargo de Conselheira Municipal. Falecida em sua cidade natal a 26 de outubro de 1982, foi homenageada pela Academia Mageense de Letras que a escolheu patronesse da cadeira n.º 36, fundada pela psicóloga e escritora Rita de Cássia da Silva Coelho.

Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui