JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Ivone Boechat

Mãe

Publicado na edição 140 de Maio de 2014

Nem mesmo o código misterioso da comunicação foi capaz de rimar este nome perfeito: Mãe! Foi preciso traduzi-lo em versos, flores, abraços e homenagens este afeto tão singular - Mãe!

Os símbolos se juntaram para indicar o verdadeiro lema desse amor tão puro e o som perfeito produziu o verso da canção: Mãe!

Não é necessário o discurso inflamado, a palavra bonita, a inspiração. Em qualquer berço, a proteção, o calor e a sinceridade dessa figura inigualável insinuam a presença forte: Mãe!

A aproximação do Dia das Mães ameniza a aridez espiritual da humanidade, na sua maioria órfã. Órfã de solidariedade, assistência, carente do abraço fraternal que une e eterniza a família. E chega o momento da reflexão, quando o amor é avaliado: mereço ser mãe?

Ter um filho significa o compromisso de coautoria da vida com Deus - Autor da vida. É contrato infinito, cuja cláusula única se resume e se aprova com o signo do amor. Amor que se esforça o tempo todo para se aproximar do verdadeiro Amor e, quando se imagina sublime e forte, o vendaval da despedida o inunda de lágrimas. Ele se fortalece na dor.

Mãe - resposta do questionário dos deveres de casa.
Mãe - palavra chave das lições iniciais de cada dia.
Mãe - cada instante soletrado na cartilha da vida vai alfabetizando o amor. Na última série de todos os graus, o amor torna-se adulto, ajuizado: Mãe-avó.
Mãe - enciclopédia dos sinônimos do amor.
Hoje, no Dia das Mães, oramos por você, Mãe anônima, que luta sem manchete nos jornais.
Oramos por você, Mãe, que vê ao redor seus filhos: Mãe idosa.
Oramos por você, Mãe, na saudade e na solidão: Mãe sozinha.
Oramos pela Mãe, cujo filho estagiou somente no coração: Mãe adotiva.

Oramos pelas Mães do mundo inteiro e, ao redor do planeta, juntam-se mãos e dobram-se joelhos, numa prece sincera ao Supremo Criador do Universo: Deus a abençoe, Mamãe.

Ivone Boechat
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui