JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Antônio Seixas

Lira dos meus vinte anos

Publicado na edição 140 de Maio de 2014

O poeta Álvares de Azevedo, meu patrono na Academia Brasileira de Trova, no Rio de Janeiro, apesar de nascido na cidade de São Paulo, guarda profundas raízes com a cidade de Magé, pois seu avô foi o Coronel Polycarpo José Álvares de Azevedo, senhor de terras e de escravos, que ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Magé e foi comandante da Guarda Nacional de Magé. O jovem poeta Álvares de Azevedo faleceu aos vinte anos, em 1852, e teve seus versos reunidos no livro “Lira dos Vinte Anos”, publicado em 1853, um clássico de nossa literatura.

Também eu completo vinte anos em 2014: vinte anos de colaboração na imprensa mageense. Desde o primeiro trabalho, publicado em abril de 1994, aos treze anos, na revista Guia&Cia, de minha confrade Neuza Carion, lá se vão 20 anos de publicação ininterrupta, sempre abordando temas ligados à cultura, à literatura e à história da cidade.

Quando criança sempre gostava de ler o jornal A Verdade e o Guia&Cia. O primeiro pelos escritos de Mário Coelho, Bibi Teixeira, Adolfo Macedo e Tassélio de Souza Pereira. No segundo, as crônicas de Jader Macedo. Sem esquecer a coluna Magelândia, de Agra Neto, publicada em diferentes jornais da cidade.

É através dos jornais que a literatura mageense se consolida. Vejamos o exemplo do jornal Milênio Vip, atualmente a maior coletânea mensal de trabalhos dos membros da Academia Mageense de Letras, pois com frequência nele escrevem ainda os acadêmicos Antônio Laert Vieira Jr, Clóvis Mendes, Demétrio Sena, Neuza Carion e Tassélio de Souza Pereira.

Ao longo desses vinte anos de imprensa, muito aprendi no convívio com Inaldo Alonso, Haroldo Castro, Jorge da Matta Freire e Reinaldo José Ferreira, meu saudoso padrinho na Academia Mageense de Letras. A eles, a minha homenagem. Aos leitores que me acompanharam nessas duas décadas, o meu muito obrigado pelo carinho, pelas críticas, pelas sugestões, bem como aos jornais Milênio Vip, O Redator, Opção e Voz de Magé, nos quais atualmente escrevo, pela acolhida.

 

Antônio Seixas
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui