JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Luiz Gurivitz

TAPIOCA, BRASILEIRA É SAUDÁVEL

Publicado na edição 145 de Outubro de 2014

Simples de fazer facilita funcionamento intestinal.



A tapioca é uma comida tipicamente brasileira, originária de Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca e também conhecida como goma seca, polvilho ou polvilho doce. O seu nome deriva da palavra "tipi óka", nome dado para este amido em Tupi, e refere-se tanto ao produto obtido da fécula, quanto ao prato em si feito a partir dele.

Isenta de glúten e de gorduras, cada vez mais vem ganhando novos adeptos. Porém, como é um carboidrato refinado, sugiro acrescentar farinha de linhaça ou de chia em seu preparo, para que se agreguem fibras em sua composição - aumentando o tempo de saciedade, prevenindo alguns tipos de câncer e facilitando o funcionamento intestinal.

Para a tapioca ser ainda mais saudável, prefira recheios com hortaliças e frutas. 

RECEITA DE CREPIOCA
Preparo: 5 minutos | Cozimento: 3 minutos | Porção: 1 pessoa

Ingredientes:
  • 1 ovo inteiro + 1 clara
  • 1 colher de sopa de tapioca
  • Sal a gosto
Modo de fazer:
Misturar tudo e depois espalhe a mistura numa frigideira antiaderente (não é necessário untar), aquecida em fogo baixo a médio, e asse a crepioca de ambos os lados. No final, coloque em um dos lados o recheio de sua preferência.

Sugestão de recheio:
Refogue cogumelos do tipo shitake (meia bandeja, cerca de 200g) em 1 colher de sobremesa de manteiga ou azeite. Quando murcharem, tempere com 1 colher de chá de shoyu e 1 colher de café de azeite. Sirva o recheio na crepioca, dobre-a e polvilhe gergelim preto por cima.

Bon Apètit

 

 

Luiz Gurivitz
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui