JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Clóvis Mendes

Junho de 2015

Publicado na edição 150 de Junho de 2015

FRANKFURTIANOS O CARNAVAL EM MAGÉ

Adorno e Horkheimer, exilados nos Estados Unidos da América, na década de 1930, fugindo do nazismo, puderam observar que os meios de comunicação, especialmente o cinema o rádio, do qual retiram abundantes exemplos, tinham na anestesia das massas quanto a seus reais problemas o seu objetivo principal, gerando um gigantesco engodo. Na verdade eles não comunicavam: produziam cultura, imposta às massas sob a forma de ideologia, mistificadora, alienante, catártica, escapista, e portanto repressiva, co mo fazem notar. O esmagamento de qualquer sentido crítico à cultura em geral, provocam análises ácidas e cortantes. Por exemplo, sobre o Carnaval Mageense, como diversão e afinidade original, mostra-se em seu próprio sentido: a apologia da sociedade. Divertir-se significa estar de acordo. Significa sempre, não ter que pensar nisso, esquecer o sofrimento até mesmo onde ele é mostrado. NEGAR A REALIDADE é na verdade uma fuga, mas não, como afirma, uma fuga de realidade ruim, mesmo diante de uma conservadora resistência que essa realidade ainda deixa subsistir. Lamentavelmente.


SÓ NO QUINTO CENTENÁRIO


Desde a década de 70, que venho sendo cutucado, para não deixar que o cansaço me absorva, fazendo com que me esqueça de cobrar do ente constituído, a reintegração e restauração do Porto de Piedade, marco histórico da fundação de Magé. Neste 9 de junho, data por mim mesmo lutado por sua efetivação e correção do erro histórico e Cristovão de Barros, como posseiro, parecem que só ao imigrante é facultado o direito de querer. Magé completa 450 anos de fundação. E o que há concretamente exaltador para ser festivamente comemorado? Aqui TUDO JÁ TEVE. Até honestos carinhos. O PORTO DE PIEDADE um bem público e da maior importância econômica e turístico. Sem saber de nada, um degustador está me convidando para uma peixada no BAR DO AUGUSTO , justo, na PIEDADE. Esse sonho e desejo quem sabe, só serão facultados aos que ainda estiverem saudáveis no QUINTO CENTENÁRIO. Será?..

O que pretendo reivindicar é o que me conduz, mais do que o método que eu teria escolhido aprioristicamente, fora de urna camisa-de-força. Procuro com esse sonho, não ser um empirista estrito. Tenho que expôr e considerar, mesmo que seja, como faço, para concluir por sua insuficiência para abordar este histórico assunto. Tristemente..

DIA DO AMIGO

Meu estimado amigo ROBSON SILVA, por telefone, me convidou para ir a Santo Aleixo, no Bar do Careca (hoje Cirano), onde ele desejava homenagear um amigo, e a minha presença, para ele, seria importante: ao chegar, percebi que o homenageado era o seu convidado, eu mesmo. Foi um dia maravilhoso, com Valter Moura (Saxofone), Dodô (Violão), Robson (ele),(Bandolim), Dezinho (Pandeiro), Adilson (Cavaquinho), Eu mesmo (Tantan) e a voz fantástica de urna cantora afinadíssima e contagiante, Rosângela Silva. Valeu por tudo e pela homenagem, mais ainda. A Vitamina, ficou por nossa conta.



AGRADECIMENTOS 

Aos amigos: Dr. RENATO PALHARES ALMEIDA DE CARVALHO E FRANCINET, pelo DVD da cerimônia e o CD, com canções maravilhosas cantadas na festa da Bodas de Ouro; assim como também ao amigo ALMIR CASTILHO, pelo bonito samba composto em nossa homenagem e ao ERICK FANUEL, outro amigão, pela elaboração de urna música, inspirada em  trabalho nosso, editado em livro da Academia Mageense de Letras. Aquele abraço para todos. Valeu! 

Isto é Magé: de ontem, hoje e sempre: Delmar, Mário, o Colunista, Elias, Moacir e Marilio.o. O assunto focado foi Magé de nosso tempo. Nada melhor.

ENLACE

 
Estamos recebendo convite para a cerimônia de casamento de NATÁLIA e BRUNO. Ela, filha de Alzelita e Renato de Almeida Costa e ele, filho de Maria de Fátima e Amauri Pimentel Rebelllo, que 
será realizada no dia 13 de junho,ás 19:00 horas, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade em Magé. Aos noivos e familiares, o agradecimento pelo honroso convite e os votos de muitas felicidades.

FORROZEIRA 

Já começou a FORROZEIRA MAIS IMPORTANTE DO BRASIL
EM IBICUÍ-BAHIA. Este ano, a previsão é para mais de 100 mil pessoas, com  as 22 bandas agitando o Forró, sendo que, a LORDÃO, de meu amigo e parceiro KOKÓ, como sempre, o DESTAQUEEEEEE PRINCIPAL. Valeu!!!
*****
O prefacio da história não morre quando se busca a beleza da concórdia. 
*****
E por hoje é só. Sorria Periferia!!!

 

Clóvis Mendes
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui