JORNAL MILÊNIO VIP - O que é Educação?

Colunistas - Robson Pereira

O que é Educação?

Publicado na edição 152 de Agosto de 2015

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. Ampliando essa definição, é a troca de experiências vividas, são transferências de costumes, hábitos e valores de uma comunidade através das gerações. Nesse conceito, podemos englobar o nível de cortesia, delicadeza e civilidade, bem como a capacidade de socialização de cada indivíduo.

Tecnicamente falando, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, afim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. Formalmente falando, é todo processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, públicos ou privados.

De acordo com a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação está dividida em dois níveis: A Educação Básica e o Ensino Superior. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, os ensinos Fundamental e  Médio.

Nas salas de aula os conhecimentos e habilidades são transferidos para os alunos ( crianças, jovens e adultos) com o objetivo de desenvolver o raciocínio e  auxiliando no crescimento intelectual, com objetivo de gerar transformações positivas na sociedade.

Esse conjunto de definições, perde o seu sentido se não houver por parte das famílias e do poder público, as condições mínimas para que o processo se concretize em resultados. Não basta criar as leis, se não temos condições, fiscalizações e garantias de seu cumprimento integral. Não basta que as famílias simplesmente “arrumem“ os seus filhos e os mandem para as escolas, esperando que elas além do seu papel de Agente Social, responsável pela educação formal, façam também o papel da família, que deveria impor limites, ensinar o valor do trabalho, da cooperação, do respeito aos seus e aos próximos. Não vamos caminhar para lugar algum, se além do que as escolas ensinam, as famílias não cumprirem o papel de ensinar valores sociais, de Moral e de Civismo, como princípio básico de EDUCAÇÃO! 

Precisamos trabalhar muito pela valorização da Educação nas Escolas, mais temos que trabalhar muito mais, pela valorização e respeito pelas FAMÍLIAS.

Robson Pereira
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui