JORNAL MILÊNIO VIP - Deputado Renato Cozzolino pede mamógrafos para hospitais de Magé

Colunistas - Renato Cozzolino

Deputado Renato Cozzolino pede mamógrafos para hospitais de Magé

Publicado na edição 152 de Agosto de 2015

No início do mês, a Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) anunciou o repasse de R$ 3 milhões para o Governo do Estado, destinados à compra de 40 mamógrafos para hospitais da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense. A partir do comunicado, o deputado estadual Renato Cozzolino (PR) apresentou as indicações legislativas nº 1269/15 e 1270/15 à Casa, solicitando ao secretário estadual de saúde, Felipe Peixoto, dois destes mamógrafos para os hospitais de Piabetá e Magé, localizados no 1º e 8º distritos da nossa cidade, respectivamente.

“A mamografia é fundamental para a detecção do câncer de mama, que atinge, anualmente, cerca de 20 mil mulheres em todo o país. É um diagnóstico por imagem, que estuda o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável”, explica Cozzolino. “A identificação de lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens. Este diagnóstico feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos”, conclui.


De fato, o câncer de mama é a segunda principal causa de morte de mulheres no Brasil - só perde para as doenças do coração. O país tem 1.514 mamógrafos que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, metade trabalha menos do que deveria.


É recomendável que toda mulher faça a mamografia a partir dos 40 anos, pois os dados apontam que entre os casos de câncer de mama, 90% a 95% são esporádicos, ou seja, não familiares. O acesso ao exame é gratuito pelo SUS e um direito de toda mulher brasileira. Ao mesmo tempo em que as autoridades da saúde recomendam a proteção contra o câncer de mama com exames preventivos, o Brasil deixa milhões de cidadãs sem condições de se proteger.

 

Renato Cozzolino
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui