JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Renato Cozzolino

Renato Cozzolino recebe cônsul mexicano na Alerj

Publicado na edição 154 de Outubro de 2015

Na quinta-feira (19/10), o deputado estadual Renato Cozzolino (PR) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o cônsul para assuntos culturais do consulado mexicano no Rio de Janeiro, Adolfo Zepeda Soria. De acordo com o parlamentar, o objetivo do encontro foi estreitar a relação entre os dois países e propor uma agenda positiva e propositiva com foco na educação e cultura. "O interesse das duas partes apareceu após a visita que a presidente Dilma fez ao México, em maio.

O México é um país da América Latina, mas historicamente não tem muita relação com o Brasil. E um país distante, mas bastante interessante, além de ser um forte parceiro comercial" , justifica Cozzolino.

Durante a reunião, Renato apresentou o Palácio Tiradentes, sede da Alerj, como espaço disponível para a realização de exposiçoes e outras atividades culturais, que mostrem a cultura e o estilo de vida da população mexicana para os cidadãos fluminenses.

Na área da educação, Cozzolino e Zepeda defenderam o maior diálogo entre o consulado e a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) — órgão da Alerj responsável por capacitar e qualificar funcionários e parlamentares da Assembleia Legislativa e das Câmaras Municipais - através de cursos livres e de pós-graduação sobre políticas públicas voltadas para a integração comercial. "A ideia é que a Elerj capitaneie e divulgue isso, mas que todo e qualquer cidadão tenha acesso. É o começo de um diálogo mais próximo", comenta o deputado.

Adolfo Zepeda também falou sobre o interesse dos deputados mexicanos em conhecer o Brasil, especificamente o Rio de Janeiro. "Muitos procuram o Ministério das Relações Exteriores do México para conhecer a experiência carioca e fluminense em realização de grandes eventos, sistema de táxis e mobilidade urbana, além do modelo de segurança
pública, implantado pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)" , conta o cônsul.

De acordo com o deputado Renato Cozzolino, o passo será organizar a visita de uma delegação mexicana ao plenário da Assembleia Legislativa, para conhecer o Palácio Tiradentes e conversar com o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB).

"A cônsul geral, Maria Cristina de Ia Garza, já afirmou que quer criar maiores relações com o legislativo fluminense, além de demostrar interesse na agenda cultural e educacional que nosso mandato está propondo. Isso será marcado em breve".

Renato Cozzolino
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui