JORNAL MILENIO VIP

Colunistas - Elaine Ferreira

A TECNOLOGIA A FAVOR DA MODA

Publicado na edição 92 de Junho de 2009

A tecnologia a favor da Moda, Moda também é tecnologia. E tecnologia definitivamente está na moda. Não basta ser criativo. É preciso, além do talento, fazer uso do que a tecnologia proporciona ao mundo da moda. Um acabamento mais rápido e funcional, um corte preciso dos modelos e em tempo recorde (menos de 10 segundos!) ou um arremate primoroso já deixaram de ser complicados com os novos softwares e equipamentos eletrônicos disponíveis no mercado.
Mas nem por isso a automação da cadeia produtiva virou sinônimo de perda de postos de trabalho. O segmento da moda é um raro exemplo da manutenção da mão-de-obra, com um detalhe importante: cada vez mais qualificada. No caso do Polo de Petrópolis, entidades parceiras deste importante arranjo produtivo investem na capacitação de costureiras para todas as etapas do trabalho, valorizando o profissional multifunção, conhecedor de novas técnicas e, portanto, mais apto a utilizar seus talentos com o auxílio de máquinas potentes.
São softwares para criação, plotters para corte, mapa, modelagem ou apenas para o gerenciamento das funções. A precisão nestas etapas valorizou as cores, texturas e acabamentos da coleção verão 2010 petropolitana. Nas araras, você verá drapeados sinuosos e bem feitos, babados extras, recursos de alfaiataria e de moulage (técnica francesa de modelagem tridimensional), construções minimalistas, cinturas bem marcadas, amarrações, transpasses e assimetrias.
A economia de tempo e o aumento de produção formam um espetáculo à parte: podem ultrapassar o índice de 100% em alguns casos, dobrando a capacidade produtiva e garantindo o prazo final de entrega para encomendas. É esse diferencial que nove empresas do Polo de Moda de Petrópolis levam ao Fashion Business, de 7 a 10 de junho, no Píer Mauá. Até lá!


Com uma “ajudinha“ da internet
Que a tecnologia está aí para facilitar a nossa vida todo mundo já sabe. Cada vez mais a moda e a tecnologia se integram: são tecidos inteligentes que não amassam e se adaptam a diferentes circunstâncias, ou roupas que tocam música, detectam wi-fi e fazem coisas impensáveis até certo tempo atrás. E alguns sites e aplicativos estão no ar para ajudar ainda mais as mulheres, sempre preocupadas em arrasar com suas produções.
Foi notícia o
Dress Registry, um site onde a mulherada pode registrar o modelito que vai utilizar em eventos, para evitar que outras moçoilas usem o mesmo vestido - evitando assim uma daquelas gafes que a gente odeia. Afinal, tem coisa pior que chegar em algum lugar e nos deparar com um par de vaso? Enfim, o serviço está sendo largamente utilizado pelas dondocas, esposas de políticos e celebridades.
Mas quem não é celebridade também pode usar a tecnologia a seu favor na hora de escolher o modelito. Um aplicativo para Iphone foi desenvolvido para as usuárias escolherem o que vestir sem precisar colocar todo o armário abaixo. O
Dress Up lhe oferece dezenas (ou centenas, ou milhares, depende do tamanho do seu acervo) de combinações possíveis. Para tanto, basta fotografar as suas peças e deslizar o dedo sobre a tela do gadget para visualizar as opções de looks. Melhor do que passar horas na frente do espelho experimentando tudo, né?

Endereço eletrônico: http://appstoreblog.com.br/2008/12/coloque-seu-guarda-roupas-dentro-do-iphone/
Fonte: http://divadiz.com/2009/01/09/tecnologia-a-favor-da-moda/

Elaine Ferreira
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui