JORNAL MILENIO VIP

Jeito de ser

Emilio Tercitano

Publicado na edição 96 de Outubro de 2009

Falar do grande atleta e professor Emilio Tercitano, não é uma tarefa das mais fácil, mas tentarei resumir uma linda história de aventuras, coragem e muita disciplina que vivi ao entrevistá-lo. Arquivos espalhados por toda casa contam sua história. Tercitano nasceu em Moçambique África, criou a primeira academia na África, foi para a Austrália, veio ao Brasil onde tentou uma vaga olímpica, porém o Brasil não participou naquele ano. Fixou residência em Copacabana nos anos 50, criou a primeira academia aqui no Rio de Janeiro que ensina como se alimentar bem e cuidar da própria saúde. Pois seus 90 anos bem vividos o credenciam a grandes desafios físicos e mentais. Uma de suas alegrias é ver seu ex-aluno Pio de Magé atuando em academia própria em Boston USA com a maior competência e integridade. Aos 30 anos no Rio de Janeiro atuou no Municipal na Ópera Aida e no O Guarani com mais de 1.500 pessoas de pé aplaudindo nessa época em Copacabana era o professor Vip das estrelas cariocas a alta sociedade inteira o procurava. Embaixadores e embaixatrizes, Família Marinho, Mayrink Veiga e toda casta da época buscavam seu talento da boa forma física. A filha de Guimarães Rosa, Vilma Guimarães Rosa em 1973 tentou escrever sua biografia mais ele não permitiu. Em sua casa, vi seus livros, suas dedicatórias ao amigo querido. Tercitano viveu seus momentos de muitas glórias onde agitava o dia das belas na sociedade carioca. Uma alimentação balanceada com legumes, peixes, nozes, amêndoas, pão integral além de muitas verduras dão o vigor necessário para continuar aos 90, pedalando pela cidade exercitando em sua academia. Ainda em Copacabana conheceu Dora que veio tornar-se sua esposa amada, ela era Mageense, casaram tiveram dois filhos Marcinho e Marcelo que hoje nos fins de semana vêem a Magé curtir o paizão com os netos que muito ama além, dos livros, centenas espalhados pela cabeceira de sua cama, nas estantes, nas salas, que devora durante a semana. Foi uma manhã de intensas viagens estar com o professor Tercitano. Um jovem atleta de cabeça lúcida atual que sabe contar suas memoráveis histórias que a qualquer momento pode recomeçar, pois o transatlântico esta em um cais qualquer de um porto convidando-o a um novo ponto de partida.

Altura: 1,64
Peso: 66kg
Local de Nascimento: Moçambique África
Data: 05/08/1919
Apelido de infância: Tercy
Estado Civil: Viúvo
Uma brincadeira de criança? Acrobacia
Uma loucura de amor? sair de Moçambique, vir para o Brasil, trabalhar no Rio de Janeiro com a alta sociedade e casar em Magé.
Atividade física: musculação
Time do coração: Botafogo
Prato que sabe fazer? sardinha na panela de pressão
Adoraria saber... tudo sobre ciência... por que se eu não fosse atleta seria um cientista
O que é impossível comer um só? Nozes
Uma bebida? água
Um orgulho? meu estado físico aos noventa anos
Uma saudade? minha terra
Uma parte do seu corpo que você gosta? tudo.
E a do corpo feminino? a beleza física do corpo
Sexo com amor ou sem amor? com amor
Quando quer seduzir... espero que me seduzam
Um fetiche? um belo caminhar de uma mulher
Uma mania? ler muito
Dinheiro é bom para... viajar
Gasta muito dinheiro com? alimentação e viajar em belíssimos transatlânticos
Um sonho de consumo realizado: minha vida realizada
Um programa de TV? esporte, sempre esporte
Como se imagina daqui a 10 anos? Melhor do que estou agora.
Se fosse um herói seria? Eu mesmo.
Tem medo de que? Do Mar
A maior mentira que já contou? várias
Quando foi o primeiro beijo? Aos 8 anos
Sua maior qualidade: ser integro
Seu maior defeito: ser exigente
Já visitou o site do milênio vip: não
Seus escritores preferidos: os grandes cientistas entre eles Carl Sagan
Um projeto imediato para Magé: escolas profissionalizantes
Um animal de estimação: todos
Palavra favorita: paz
Um frase: que todos vivam sem rancor, ódio, que não tenham inimigos e vivam em paz, faz bem a saúde chega-se aos 90 anos sem qualquer aborrecimento.