JORNAL MILENIO VIP

Jeito de ser

Sonia Sthoffel

Publicado na edição 136 de Dezembro de 2013

Sonia Sthoffel, secretária municipal de Governo de Magé, é uma pessoa movida pelo trabalho. A Soninha, como é conhecida por todos, mesmo nas horas vagas, não se cansa de procurar uma atividade produtiva para preencher seus momentos. É assim que ela se sente útil e feliz.  Também gosta muito de ler e de criar peças de artesanato. Mas não deixa de dar atenção ao filho, de 13 anos, a maior motivação de suas lutas por um mundo melhor. “Cada um deve fazer a sua parte para que a gente conquiste melhorias para as nossas vidas. É assim que são feitas as grandes transformações no mundo”. Aos pessimistas de plantão, ela manda um recado: “A gente perde muito tempo reclamando. Essas pessoas ganhariam muito mais se pensassem no coletivo, no que elas podem fazer para ajudar a melhorar as coisas,  a nossa cidade. Participarem, contribuírem, sem ficar pensando apenas em se dar bem. Quando a gente pará de pensar pequeno, todos ganham”, ensina.

Foi pensando em fazer alguma coisa pelo próximo que Soninha entrou para a política.  Comerciante bem-sucedida, foi levada, em 2000, para participar da campanha de uma candidata à prefeita de Magé, que não morava na cidade. Como não viu nos concorrentes que eram do município um programa de governo voltado para o povo, resolveu apoiar a amiga, que ganhou a eleição.  Convidada a fazer parte do governo, coordenou uma séria de projetos sociais para as populações mais pobres e abriu oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Uma de suas lutas foi o combate ao trabalho infantil. Seu trabalho nessa área ganhou destaque com ações no Governo do Estado do Rio.

Em 2010, durante uma articulação para aliança entre o PMDB e o PRB (seu partido), conheceu o atual prefeito, Nestor Vidal, com quem passou a ter uma grande afinidade de objetivos políticos. “O Nestor vive o tempo todo pensando em fazer alguma coisa boa para a população. É o primeiro prefeito, aqui, que vejo empenhado, de verdade, em melhorar nosso município. Não pensa em nada para ele. A vida dele é a prefeitura, é fazer o melhor pelo próximo”, resume Soninha.

PING-PONG COM SONINHA

O que gosta de fazer quando não está trabalhando?
- Lendo, fazendo artesanato ou dando atenção ao meu filho. Mas, a maior parte do tempo estou sempre trabalhando.

Qual é sua maior motivação?
- É saber que hoje tenho mais condição de ajudar o meu próximo.

O que ou quem te inspira?
- O meu filho.  Para mim, é importante ter a consciência de que todas as minhas ações positivas, hoje, podem trazer bons frutos para o futuro dele. E, por consequência, a geração que vem por aí.

Um sonho a ser conquistado?
- Não ver tantas crianças nas ruas, adolescentes envolvidos com drogas ou explorados. Meu sonho é que essas pessoas tenham oportunidades dignas para estudar e trabalhar. 

Conte sua história de sucesso? 
-  Minha história de sucesso é o agora. Nunca sonhei estar onde estou. Por isso, quero aproveitar essa oportunidade para colocar minhas ideias em prática e ajudar quem realmente precisa.