JORNAL MILÊNIO VIP - Região das Baixadas Litorâneas recebe 30 mil mudas em comemoração ao Dia da Árvore

Notícias

Região das Baixadas Litorâneas recebe 30 mil mudas em comemoração ao Dia da Árvore

Em evento comemorativo ao Dia da Árvore, promovido nesta quarta-feira na Reserva Biológica União, em Casimiro de Abreu, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, participou do lançamento do plantio de mais de 25 mil mudas de espécies de Mata Atlântica no município. 

Ao todo, em vários municípios da Região das Baixadas Litorâneas, como Macaé, foram plantadas cerca de 30 mil mudas. Nos próximos 15 dias, o projeto continua, com brigadistas das reservas biológicas União e Poço das Antas promovendo o plantio de mais 10 mil mudas nos municípios de Rio Bonito e Magé.

Segundo Minc, o sucesso do plantio na região é resultado da parceria entre as prefeituras, a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação Mico-Leão-Dourado.

"Município que investe na criação e manutenção de áreas verdes recebe mais repasse de ICMS Verde, mas tem que cuidar. Do contrário, corremos o risco de perder cerca de 80% do plantio. Já das empresas, para serem licenciadas, cobramos investimento em saneamento e nos corredores de biodiversidade, áreas compreendidas entre unidades de conservação e remanescentes florestais", disse o secretário.

O plantio faz parte do projeto Jogos Limpos, que foi um dos compromissos ambientais assumidos pelo Governo do Estado para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. A iniciativa prevê o plantio de 24 milhões de mudas para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa que serão produzidas durante o evento.