JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Magé faz parceria com o Estado para instalação de Centro Vocacional

Magé  - Na manhã desta sexta-feira (13), a equipe de coordenação de projetos, da secretaria estadual de ciência e tecnologia, esteve em Magé e visitou o terreno onde ficavam as instalações do antigo Instituto de Educação Professor Carlos Camacho. O Objetivo era avaliar se o local é adequado para a instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

 

O CVT é uma unidade de capacitação tecnológica que oferece cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de maior demanda nos municípios onde são instaladas, proporcionando aos cidadãos a profissionalização e oportunidade de entrar ou se reintegrar ao mercado de trabalho.

Os técnicos que realizaram a vistoria, chefiados pelo coordenador de projetos Antonio Reis, acertaram junto ao chefe de gabinete da prefeitura de Magé, Paulo Vaz, que o governo municipal ficará responsável pela demolição dos módulos de alvenaria e a preparação do terreno, que terá início após a concretização dos projetos da estrutura física, hidráulico e elétrico. Com a conclusão desta etapa, o governo estadual assume a construção das bases de instalação e colocação dos módulos metálicos. A previsão é que o Centro VocacionalTecnológico de Magé esteja pronto neste primeiro semestre de 2012.

O objetivo da unidade de ensino é funcionar em três turnos, e em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, proporcionando aos alunos cursos concomitantes externos: os estudantes no ensino médio regular que foram do turno da manhã vão realizar a capacitação no turno da tarde, da mesma forma será  com os alunos do turno da tarde que estudarão no CVT no turno da manhã. No turno da noite, os cursos profissionalizantes serão para aqueles que trabalham em período integral durante o dia e já possuem escolaridade em nível médio completa.

A meta é oferecer no CVT de Magé os cursos de Construção Civil, com turmas de pedreiro, ladrilheiro, bombeiro hidráulico, apontador, entre outras especialidades. Na área de informática haverá cursos de montagem em manutenção de micros, assistente de redes e ainda estão previstas turmas de telemarketing.

Piabetá também terá unidade de cursos de capacitação

Também em parceria com o governo estadual, uma unidade do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (CETEP) será instalada em 2012, no distrito de Piabetá. Alguns dos cursos serão na área de informática e os alunos poderão se inscrever gratuitamente.