JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Mageense apresenta exposição fotográfica de aves clicadas no município

‘Ave Magé’ é o nome da exposição fotográfica que está aberta à visitação, desde o último dia 23, na Escola Municipal Oswaldo Portella, em Magé. A mostra faz parte da Semana Acadêmica, realizada por alunos do Cederj. As 40 imagens expostas fazem parte do acervo do fotógrafo Paulo Dias, de 23 anos, que possui uma coleção com mais de duas mil fotos de 235 espécies de aves encontradas no município.

A exposição apresenta 39 espécies diferentes de aves escolhidas pelo fotógrafo, que tem a fotografia de aves como um hobby há dois anos. Para ele é difícil definir se gosta mais de fotografia ou de aves. “Eu sempre gostei de fotografar aves, essa é a terceira câmera profissional que eu compro só para isso. Comecei quando fui ao Jardim Botânico e conheci um grupo chamado COA – Clube de Observadores de Aves, e eu ia pra lá todo último domingo do mês fotografar, até começar a buscar as aves de Magé”, explicou o técnico em Segurança do Trabalho.

Na procura por aves, Paulo passa fins de semana em reservas e mangues para encontrar as personagens da sua coleção, e conta que alguns dão muito trabalho: “Já tive que entrar em mangue seguindo uma ‘Saracura Três Potes’ e consegui fotografar, e já passei dias procurando um mesmo pássaro que vi em uma região. Na maioria das vezes eu os ouço cantando enquanto procuro, então ligo um playback de outro pássaro, e eles aparecem para defender o território deles”, conta ele.

Além da exposição realizada com o apoio dos alunos do segundo período de Ciências Biológicas do Cederj, o fotógrafo irá apresentar uma palestra nesta quinta-feira (25), sobre o trabalho. O objetivo dele é divulgar a variedade de pássaros que podem ser encontrados no município, e criar uma Associação Mageense de Observadores de Aves, que ajudará a desenvolver projetos para levar pessoas para conhecerem as aves.

O aluno Solano da Silva elogiou a exposição: “Eu achei legal porque mostra espécies de aves já vistas, mas muitas não vistas. Eu não sabia que Magé tinha tantas aves diferentes. Eu gosto muito de animais, mas assim soltos, não pássaros presos".

A exposição estará na Escola Municipal Oswaldo Portella até o dia 01 de novembro.

Conheça outras imagens do trabalho de Paulo Dias: 
http://avifaunamage.blogspot.com.br/