JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Circuito das Artes estreia com teatro, dança, circo e música

O Circuito Estadual das Artes (CEA), programa da Secretaria de Estado de Cultura  (SEC), que, desde seu lançamento, em 2008, já promoveu a circulação de mais de 170 espetáculos por todas as regiões do estado, levando arte a um púbico de mais de 75 mil pessoas, entra agora em sua quinta edição. E coloca na estrada 50 produções não inéditas de teatro adulto, teatro infanto-juvenil, teatro de rua, dança, circo, música popular e erudita, em mais de 60 municípios. Além dos espetáculos, oficinas de capacitação técnica e formação para artistas e para o público, em geral, acontecerão em 11 municípios.

Foto: Jaqueline Machado / Divulgação

Peça Joaquim e as Estrelas: Mais de 170 espetáculos em todo estado |  Foto: Divulgação

Os recursos destinados ao programa este ano são de R$ 2 milhões. O Circuito contabiliza mais de 220 espetáculos nas cinco edições. A programação começa hoje, com a peça teatral ‘Quando As Máquinas Param’, em Sapucaia; o espetáculo de teatro de rua ‘O vaqueiro que não sabia mentir’, em Magé; e a apresentação do grupo de música popular ‘Bondesom: Procurando Lola’, em Cordeiro.

Seis novos municípios integram o programa nesta edição. Laje do Muriaé (região Noroeste), Silva Jardim (região Litorânea) e Conceição de Macabu (região Norte) receberão espetáculos; já Araruama e Arraial do Cabo (ambos na região dos 
Lagos) e Bom Jardim (região Serrana) terão também oficinas de formação e capacitação técnica.

As oficinas de formação e capacitação técnica têm início em Paraty, nesta segunda-feira, com o grupo Amok de Teatro, e são abertas à população, em geral. Nesta edição, são 11 companhias, produções ou 
artistas independentes que promoverão residências, durante duas semanas, uma em cada um de dois municípios previamente escolhidos dentre Duque de Caxias, São João da Barra, Araruama, Volta Redonda, Arraial do Cabo, Paraty, Bom Jardim, Três Rios, Angra dos Reis, Petrópolis e Queimados.

Veja os destaques da programação de 2012

No teatro, a lista de montagens inclui espetáculos inesquecíveis, como a de ‘Toda Nudez Será Castigada’, feita pela Cia Armazém; ‘Em Nome do Jogo’, o infantil ‘Joaquim e as Estrelas’; o monólogo ‘Rosa’, entre outros, que chegarão a um público esperado de 40 mil pessoas, em mais de 60 municípios.

Na área de música popular, o Circuito Estadual das Artes apresentará, entre outros, a cantora Marya Bravo, que faz parte do elenco dos musicais assinados pela dupla Müller e Botelho desde suas primeiras produções.

E, na dança, o destaque é o consagrado ‘Canções que você dançou pra mim’, sucesso no Brasil e na Europa.