JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Magé é escolhido Cidade Modelo no Rio Contra Dengue 2013

O lançamento do ‘Monitora Dengue’ aconteceu nesta terça-feira (15), no Palácio Guanabara, onde todos os prefeitos e secretários de saúde dos municípios do Rio de Janeiro se reuniram com o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, deputados e secretários estaduais. Magé será o primeiro município a receber o sistema que vai usar smartphones que serão distribuídos para a transmissão dos dados sobre a dengue em tempo real.

Prefeitos e secretários municipais de Saúde foram convidados para reunião de lançamento das ações Rio Contra Dengue 2013, incluindo a campanha '10 Minutos Contra a Dengue', tom de alerta para governos e população afim de evitar o alarde de uma epidemia da doença. Os gestores também vão receber orientações sobre procedimentos e programas da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde que seus municípios já fazem parte ou que podem aderir. O encontro ajudou também àqueles que não tiveram na transição a oportunidade de conhecer a situação de seus municípios e os recursos já repassados para a saúde local. O objetivo é sensibilizar os gestores em relação ao problema da dengue. 

“ O nosso principal objetivo é salvar vidas. De 2011 para 2012 o número de óbitos despencou. Estamos dando todo o suporte aos prefeitos, principalmente nesse momento em que estão assumindo as prefeituras,” disse o secretárioestadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

O prefeito Nestor Vidal falou sobre o combate a dengue em Magé: “Eu estou há pouco tempo nessa caminhada política, e encarei esse desafio lá em Magé com a parceria do Governo do Estado e o Secretário Estadual de saúde. E nossa primeira ação foi entender o sofrimento daquele povo que estava morrendo na beira dos hospitais sem uma assistência adequada, a dengue estava tirando vidas no nosso município. Então nos aproximamos do governo do estado, e a grande fórmula para combater a dengue nos municípios é tirar da secretaria de saúde essa responsabilidade exclusiva, é importante que todas as secretarias e toda a população participem nessa ação, que tem dado um resultado em Magé nunca antes atingido. E o grande vitorioso tem sido o povo de Magé, e a cada dia nós capacitamos a população e os trabalhadores, não tem mistério, são todos somando forças no rumo certo, que eu tenho certeza que o combate à dengue será vitorioso. Quero agradecer aqui essa parceria e quando todos têm um mesmo objetivo, esse objetivo é atingido”.

“Quero destacar o trabalho da equipe da Helen Miyamoto [subsecretaria estadual de Vigilância em Saúde] e do Sergio Côrtes, e cumprimentar os secretários de saúde dos municípios, que sei que é um trabalho muito duro ao lado dos prefeitos. Nós não pensamos se o assunto é municipal, estadual ou federal, nosso assunto é o povo. [...]Aproveito para falar do caso do Nestor que era administrador de hospitais, e surgiu a oportunidade em Magé em função de uma crise institucional gravíssima, de uma cidade tomada pelo desmando durante décadas, ele assumiu o desafio, contou com a gente, se reelegeu agora com mais de 70% dos votos, está fazendo um trabalho excepcional na cidade. E fico muito feliz de ter você aqui para contar a sua experiência em Magé”, elogiou o governador Sérgio Cabral.