JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Capacitação para professores da rede municipal

Publicado na edição 130 de Maio de 2013

A Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria de Educação realizou na tarde desta quarta-feira, (24), na Unigranrio, em Magé, uma capacitação para os professores do 2º segmento (do 6º ao 9º ano) da rede municipal, tendo como base a Lei 10.639/03.

A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.  Ressalta que os professores em sala de aula devem frisar a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos.

A palestra foi ministrada pela professora de cultura brasileira e coordenadora do curso de pós-graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, Helena Theodoro. A docente foi uma das brasileiras que participou da I Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, na África do Sul, em 2001. “Nossa participação nessa conferência, teve uma influência direta na criação da lei, que esse ano completa 10 anos”, comenta.

A professora falou ainda da importância da obrigatoriedade do ensino sobre a história da África nas escolas. “A comunidade escolar não conhece aspectos do processo civilizatório africano, isso impede que os descendentes conheçam e disfrutem dos seus direitos. Além do mais é fundamental para a eliminação do preconceito, pois a educação é a base da formação do ser humano”, explica.