JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Entrevista com o Secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico

Publicado na edição 133 de Setembro de 2013

Criada para melhor atender o público, a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico no Governo Nestor Vidal

A recém-criada Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico está sob o comando do Secretário Dimas de Andrade Pinto, ex empresário local.

A criação da secretaria se justifica pela avalanche de novas oportunidades que acontecerá no Município nos próximos anos.
Já há algum tempo, empresários de vários segmentos procuram o Município com o intuito de aqui se estabelecer, e por muitas vezes os mesmos eram atendidos por Secretários de outras pastas, sem um direcionamento específico.

Pensando nisso, o Prefeito Nestor Vidal criou em 24/06/2013 a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico.

Dimas de Andrade Pinto e sua assessora especial Denielle Couto Pelegrini, que o acompanha desde a época em que era secretário de fazenda, contam com a colaboração de mais duas servidoras na atual secretaria, Raquel Peclat Motta e Silvia Regina da Silva, todos unidos com o objetivo de tornar Magé uma cidade próspera.

Secretário, quais as principais metas da nova Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico?
Bom, a proposta da secretaria é fazer do município, um lugar rico em oportunidades, gerando aos nossos munícipes empregabilidade, melhores condições de vida, uma vez que hoje o maior empregador do município é a prefeitura, fazendo que as pessoas busquem outras e melhores condições na capital ou em regiões próximas. Nossa intenção é aumentar a renda do município com os impostos dos novos empreendimentos, revertendo assim em melhorias para a cidade.

Eu e minha equipe visitamos outros municípios, como Macaé, Três Rios, Queimados e Itaboraí, com o intuito de nos capacitarmos e aprendermos com os erros e os acertos dessas referências.

Secretário, já foi feito algum trabalho efetivo como secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico?
Sim, antes mesmo de tomar posse no cargo já estava fazendo contatos com instituições que podem colaborar e muito com o desenvolvimento do nosso município, tais como AGERIO (Agência Estadual de Fomento), CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e as entidades representativas do nosso município, como ACIAMA, CDL, OAB, ROTARY, MAÇONARIA, entre outras. A parceria com estas renomadas e conceituadas instituições trará forças para o nosso município e certamente os empresários locais e os que aqui pretendem se instalar. Estreitaremos contato com as mesmas com o objetivo de acelerar o crescimento e o desenvolvimento econômico de Magé.

Secretário, quais os planos que pretende colocar em prática em um período de curto, médio e longo prazo?
Em um primeiro momento, ou seja, curto prazo, estamos desenvolvendo uma campanha de valorização do comércio local, com o objetivo de investirmos, gastarmos nosso dinheiro no comércio do nosso município, fazendo que nossos comerciantes e empresários se sintam privilegiados e motivados a cada dia melhorar seu empreendimento aqui. Assim como estamos aprimorando um projeto de “adoção de espaços públicos”. Esse projeto é um pouco mais complexo, uma vez que a PMM terá que estrategicamente elaborar projetos específicos para cada área, com focos distintos, porém com um único objetivo: melhorar a estrutura das nossas áreas de lazer e que com isso os empresários que “adotarem” esses espaços sejam contemplados de alguma forma pelo município e possam claro, utilizar o espaço para a publicidade da marca da empresa.

A médio e longo prazo, estamos projetando fazer uma atualização em nossos cadastros, uma vez que muitos dados das atuais empresas estão incompletos ou desatualizados. Isso certamente levará um tempo, uma vez que essas visitas serão feitas de uma a uma e por membros capacitados da secretaria. Essas visitas serão direcionadas por segmento e nos trarão uma segurança nos próximos contatos com os empresários.

Secretário, há algum tipo de atrativo, incentivo fiscal para “pescar” novos empreendedores para o nosso município?
Então, incentivos fiscais serão discutidos caso a caso, uma vez que dependerá do porte da empresa, número de empregos gerados entre outras coisas. Como disse anteriormente, firmamos parcerias com agências de fomento e bancos do estado, como CODIN e AGERIO para nos ajudarem nas questões dos atrativos fiscais. Já a nossa legislação prevê alguns incentivos, porém, tenho como objetivo sentar o mais rápido possível com o Prefeito Nestor Vidal para discutirmos melhoria na nossa legislação.

Secretário o município tem alguma área destinada exclusivamente para a implantação de indústrias?
Boa pergunta, uma vez que estamos na fase de atualização do Plano Diretor do Município. Estamos (eu e os secretários de Planejamento, Agricultura e Pesca Sustentável, Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente e Educação) discutindo quais serão os locais mais propícios para a implantação de um polo industrial e predominantemente industrial, visando também a preservação do meio ambiente, uma vez que estamos cercados por duas APAS. Minha sugestão como Secretario Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico é que seja em um lugar de fácil acesso a todos os distritos, facilitando assim o trânsito de todos os munícipes para os futuros locais de trabalho. A princípio, discute-se a ideia da implantação do polo industrial na BR-116 na altura da entrada de Piabetá e Mauá, já a área predominantemente industrial no antigo Jóquei Club de Mauá.

Secretário, para finalizar nossa entrevista, o senhor tem realizado bons contatos políticos com o intuito de fortalecer nosso município?
Oportuna sua pergunta, uma vez que acabo de retornar de Brasília, onde participei do fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. Na oportunidade também participei de duas reuniões, sendo uma com o Ministro Interino do Ministério da Micro e Pequena Empresa, o sr. Nelson Hervey, e a outra com o assessor especial do Ministro e coordenador da Assessoria Federativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o sr. José Luiz Motta Azeredo. Ambos os compromissos foram de grande valia para nossa secretaria, uma vez que estamos em fase de captação de informações, bem como de boas e grandes parcerias. Percebo que cada vez precisamos nos unir às secretarias do nosso município, pois entendo que só assim conseguiremos montar uma estrutura governamental forte e atuante. Atualmente o município está participando do Fórum Intermunicipal de Secretários e Gestores Municipais de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Baixada, com o objetivo de todos os municípios da baixada crescerem e se desenvolverem juntos, somando forças para irmos juntos à Brasília conquistarmos mais coisas para a Baixada. O Prefeito Nestor Vidal concede autonomia aos secretários para que cada um em sua pasta busque melhores condições para o desenvolvimento da nossa querida cidade de Magé.

A Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico já está funcionando na Praça Getúlio Vargas, 18, sobrado, centro de Magé. Telefone: 2633-050. E-mail:
ind.comercio@mage.rj.gov.br