JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Secretaria de Esporte Turismo Lazer e Terceira Idade de Magé

Publicado na edição 133 de Setembro de 2013

Magé esteve presente no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado

O programa Lidera Rio no Esporte tem como objetivo apoiar gestores públicos e lideranças de entidades municipais na elaboração de políticas e estratégias que incentivem a criação e o crescimento dos negócios ligados ao esporte. A partir de outubro, consultores do Sebrae percorrerão o estado realizando oficinas regionais de capacitação para que os secretários façam os seus planos municipais de desportos. "Este é um projeto novo e que temos uma expectativa enorme de colocar em prática", ressaltou o superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez.

Na segunda parte do evento, que aconteceu hoje no centro do Rio, duas palestras detalharam o conceito de legado e o Caderno de Esportes, produzido pelo Fórum em parceria com a UERJ. Para o professor Lamartine Da Costa, da Universidade Gama Filho, a gestão das cidades é o grande desafio para a administração do legado. “Esporte não é legado, é apenas o instrumento para a construção do legado”, afirmou. Como exemplos, citou Pequim e Barcelona. A cidade espanhola, pelo legado turístico deixado pelos Jogos Olímpicos até hoje e, a chinesa, que apesar de ter custado mais caro do que no resto do mundo, foram utilizados pelo Governo para melhorar a malha metroviária da cidade e transmitir a imagem da China para o mundo e para o próprio país. “Há muitas dimensões a serem avaliadas na identificação do legado: estruturais, sociais e ambientais, e temos que fazer isso em nosso país já. Estou feliz de estar aqui falando para quem vai partir para a ação. Já estamos atrasados”, alertou o professor. A professora Andrea Acioli, da UERJ, enfatizou a importância do planejamento. "O Caderno de Esportes foi um primeiro movimento, e pode servir como base para o planejamento, mas a universidade tem que estar cada vez mais próxima da sociedade", explicou.

O evento realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado em parceria com o Sebrae-RJ e com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer contou com mais de cem participantes de todos os municípios do Estado. Representando Magé, estiveram presentes os diretores da pasta da Terceira Idade da Secretaria de Esporte Turismo Lazer e Terceira Idade, Sérgio Cordeiro e o diretor da Pasta “Lazer, Bira do Sintético, da mesma Secretaria. Segundo o Secretário Municipal da Secretaria de Esporte Turismo Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues, a participação da Secretaria em eventos como este, possibilita um melhor entrosamento e sintonia com o que vem acontecendo a nível de Estado, uma vez que eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas configuram um marco para a pasta e impactarão positivamente o esporte como um todo.