JORNAL MILÊNIO VIP - Exposição vai resgatar piscicultura ornamental em Magé

Notícias

Exposição vai resgatar piscicultura ornamental em Magé

Publicado na edição 134 de Outubro de 2013

Há 30 anos, no início das atividades de criação de peixes ornamentais no Brasil, Magé era um dos três municípios campeões na produção e participação de mercado. Focados em resgatar a piscicultura ornamental, está previsto para dezembro a primeira edição da exposição das espécies e artigos de todo o universo da atividade, um evento gratuito no Centro do primeiro distrito.

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, foi a apresentação do projeto de exposição para os produtores locais com a participação do prefeito de Magé, Nestor Vidal. “É um momento único que vive nossa cidade e precisamos criar e plantar a semente para as gerações futuras. Temos grande interesse em cadastrar esses criadores e motivar a produção e vamos fazer tudo o que depender de nosso esforço. Temos que ter um espaço para a piscicultura ornamental nos encontros dos agricultores, mesmo que sejam temáticos, como o Dia da Goiaba”, defendeu.

No projeto apresentado pelo presidente da AquoRio (Associação dos Aquicultores Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro), Wilson Vianna, 20 espécies de peixes ornamentais serão expostos nos aquários montados no saguão do Palácio Anchieta. Na Praça Dr. Nilo Peçanha, ao redor do prédio-sede do governo municipal, tendas estarão montadas para mostrar mais sobre a atividade econômica, o trabalho já existente no município, os equipamentos necessários e todo o universo da piscicultura ornamental.

“Os produtores de Magé começaram antes e queremos fomentar a criação na cidade que hoje a atividade está desgastada”, destacou Wilson Vianna, que também está desenvolvendo um projeto com a rede municipal de ensino. “É um mini projeto na Escola Municipal Nova Taquaral para iniciação à arte de criar peixes e que também visa preparar mão-de-obra especializada, pois há carência de profissionais qualificados”, completou.

A secretária de Governo, Sônia Sthoffel, o chefe de gabinete Paulo Vaz e o secretário de Agricultura Sustentável Aloísio Sturm também participaram da apresentação. “Já estamos trabalhando por esse resgate. E também as equipes de campo estão realizando estudos sobre os criadores de peixes ornamentais em atividade no município. Esse evento será um passo muito importante para Magé”, destacou o secretário de agricultura.