JORNAL MILENIO VIP

Notícias

A importância do uso das Redes Sociais nas Empresas

Publicado na edição 135 de Novembro de 2013

Redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Foursquare, etc... são ferramentas cada vez mais populares na internet. Recheadas de informações, elas são um fenômeno tão recorrente e forte que não podem passar despercebidas pelas pequenas e médias empresas.  Mais eficientes que as pesquisas de consumo comuns, as redes sociais permitem com que as empresas descubram oportunidades de investimento e estreitem a relação com consumidores.

Dados de uma pesquisa realizada pela revista Business Week mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais cada vez mais satisfatórias. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.

As empresas de quaisquer portes devem ficar atentas para a eficiência e relevância das redes sociais. Disponível a todos, esta tecnologia agilizam os processos de negócios, desde que utilizadas adequadamente, pois evitam duplicidade de informação, aumentam o trabalho colaborativo e melhoram os repositórios para criar um conhecimento coletivo da empresa.

Para o pequeno empresário, o uso dessas ferramentas pode ser aproveitado para uma série de fatores. Investir nesse tipo de tecnologia permite uma expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e fornecedores e redução de custos, sem falar no uso possível para campanhas de marketing. Apesar disso, muitas empresas deixam de participar das redes por falta de conhecimento das ferramentas. Para muitos empreendedores, ainda é difícil enxergar estes espaços como geradores potenciais de oportunidades de negócios.

Um grande erro cometido por esses profissionais é esperar retorno financeiro gerado a partir da presença nas redes sociais em pouquíssimo tempo. A presença de uma marca nas redes sociais exige planejamento e estratégias a serem seguidas. De nada adianta um perfil ser criado e não ser diariamente atualizado com informações pertinentes ao público. É comum ver empresas, principalmente as pequenas, cometendo o equívoco de se portar como um perfil pessoal. As pessoas que visitam Fan Pages não estão ali para saber mais da vida particular de seus donos ou suas opiniões, mas sim para encontrar conteúdo relevante. Para evitar que isto aconteça, o ideal é contratar uma agência de publicidade para o gerenciamento das redes. Contando com profissionais capacitados para esta tarefa, as agências estudam para criar um planejamento com ações eficientes para a imagem da marca na web.

Atualmente a internet e as redes sociais são diferenciais importantes e, em um futuro próximo serão indispensáveis. O quanto antes as empresas entenderem, planejarem e iniciarem sua utilização, mais vantagens competitivas elas terão.