JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Educação apresenta metas para ano letivo de 2014

A secretária de Educação, Angela Lomeu, reuniu os responsáveis pelos programas e setores que compõe a pasta para a apresentação do balanço das ações no segundo semestre de 2013, e as metas para 2014, na Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, na manhã dessa sexta-feira (7).

O prefeito Nestor Vidal participou do encontro com a secretária de Governo, Soninha Sthoffel e o chefe de gabinete, Paulo Vaz. Ele destacou a importância da área em sua gestão, tratando "a educação como um sistema de gestão de controle que muda a realidade das pessoas".

"Estou satisfeito em ver esses resultadose a quantidade de programas em funcionamento com os alunos da rede. E o próximo passo será esse centro de treinamento dos servidores que tem grande importância no processo de mudança no acolhimento à população nos diversos setores públicos. Se eu não deixar marcada a minha gestão através da educação, é como se fosse tempo perdido", disse Vidal.

A rede municipal de ensino de Magé iniciou as aulas na última segunda-feira, 3 de fevereiro. Neste ano letivo além dos uniformes e kits escolares, os alunos receberam cartilhas de mais dois projetos municipais que serão desenvolvidos ao longo de 2014: a Defesinha, com a parceria da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que prepara os alunos em sala de aula sobre como fazerem numa situação de emergência na escola. Outra importante missão do projeto é tornar esses alunos em agentes multiplicadores dos cuidados que se devem tomar em situações de risco como enchentes e queda de barreiras.

A segunda cartilha é do projeto \'Recicla Magé\' que trata sobre a coleta seletiva que já está em funcionamento em dois distritos da cidade e já atende as unidades escolares estaduais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, parceira nesta iniciativa, pretende conscientizar os estudantes que também serão impactados com a expansão do programa neste ano.

Programas e metas para 2014

Angela Lomeu também apresentou os resultados de alguns dos projetos e programas federais, e com a iniciativa privada em atividade e outros desenvolvidos pelo próprio órgão municipal como a Horta na Escola, o Mini Chef e Programa de Combate a Evasão e Repetência Escolar.

Para ela o grande diferencial para este ano letivo são os projetos desenvolvimento de centros municipais voltado ao desenvolvimento de talentos:

  • O CEMART -  Centro Municipal de Educação Artística de Magé - especializado em artes, este centro vai proporcionar às crianças e jovens das escolas municipais de Magé, ambientes adequados à produção de bens e serviços culturais;
     
  • O curso técnico para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental voltado para a área de petróleo e gás, visando a preparação de profissionais para o mercado de trabalho;

  • E o CMEE - Centro Municipal de Educação Especial - esse projeto pretende atender 

  • As diretrizes da LDB e com o objetivo de resgatar a cidadania dos mageenses, humanizando a Educação Especial e Inclusiva no município.