JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Carnaval – Cultura Brasileira, Origem e Tradições da Festa Popular

Publicado na edição 137 de Fevereiro de 2014

O Carnaval é uma das Festas da Cultura Brasileira mais conhecidas mundialmente, sendo um dos símbolos do país.

I – Origens e História
Não se sabe ao certo o ano em que a festividade surgiu, mas acredita-se que sua origem foi no Império Romano (antes do nascimento de Cristo). A Festa era conhecida como Saturnália, em homenagem ao deus Saturno e protegidas por Baco (deus do vinho). Durante as comemorações havia uma grande folia, as pessoas representavam papéis (com isso surgiu o costume das máscaras – oriundas do teatro grego), havia a figura do Rei Momo (que podia ser até um escravo).

Com o avanço do cristianismo e queda do Império Romano, chamada Idade Média, conteve um pouco do que era a festa, devido pressão da Igreja. Porém, para não desagradar os fiéis a Igreja reconheceu a Festividade oficialmente em 590 d.C., incluindo a no seu calendário.

II – Diferentes Festas de Carnaval pelo Brasil
Cada região adaptou o carnaval e o incrementou com suas tradições, costumes e crenças regionais.

Na região sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro as principais manifestações são osDesfiles das Escolas de Samba (nos desfiles há carros alegóricos, baterias e muitas fantasias, além do samba e música).

Já na região Nordeste o Carnaval de Rua é mais marcante, ele é representado pelos Trios Elétricos (carros de som com cantores que passam por ruas e arrastam multidões); Afoxé (mistura de música e dança africana trazidas pelos escravos, e incorporada a folia); os grupos baianos – Olodum, Ileaiê, Malê de Balê, Olorum Babami; Maracatu (fantasias de rei, rainha, príncipes, damas, embaixadores, cavaleiros, índios, baianas, acompanhadas pelo batuque e “calungas”, bonecas gigantes); Frevo – pessoas dançam num ritmo rápido, fando passos e acrobacias.

Memórias
Ó abre alas Que eu quero passar / Ó abre alas Que eu quero passar
Eu sou da Lira Não posso negar / Eu sou da Lira Não posso negar
Ó abre alas Que eu quero passar / Ó abre alas Que eu quero passar
Rosa de Ouro É que vai ganhar / Rosa de Ouro É que vai ganhar...

 

Fotos