JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Jornada de Educação em Magé

Publicado na edição 138 de Março de 2014

A prefeitura de Magé, através da Secretária de Educação e Cultura, promove uma capacitação  diferenciada para os professores da rede municipal. É a Jornada Pedagógica - Educação para Toda Vida, evento recheado de palestrantes  com renome  no Brasil e no exterior, que visa oferecer ao corpo docente do município informações sobre  temas  presentes no ambiente escol ar.

A  jornada começou às 18h de quinta-feira (13 ), na Quadra João XXII, no Centro da cidade, e se estende até as 17:30h de sexta-feira. Assuntos como bullying , projeto de vida, pensando a escola com bom humor, a arte de conviver e do aprender são apresentados aos 2.400 professores inscritos.  

Para a secretária de Educação e Cultura, Angela Lomeu, a jornada é um 
passo importante para que os mestres estejam informados e qualificados para lidar com as diversas questões que surgem cotidianamente nas unidades escolares.

“Estamos iniciando uma nova fase. Essa jornada pedagógica é um 
momento ímpar para a educação de Magé. Merecemos e queremos uma educação desbravadora para nosso município. Alcançar esse feito é difícil, pois passa por vontade política. No entanto, nós temos um gestor, o prefeito Nestor Vidal, que encara a educação como prioridade. Trabalhamos para que o municípios e destaque para fazer com que nossas crianças cresçam como cidadãos críticos no cenário que os rodeia. Ainda não atingimos a qualidade que queremos, mas estamos caminhando”, declarou ao abrir o evento.

Secretaria de Educação e Prefeitura caminham perfeitamente entrosadas 
para oferecer as melhores práticas na área educacional. Os primeiros passos foram convocar os concursados, readequar salários. A meta, agora, é oferecer qualificação contínua. A jornada é apenas o início, segundo Angela Lomeu. O objetivo é chegar ao final do ano comum centro de formação em pleno funcionamento.  

“Nenhuma obra se compara à transmissão do conhecimento. Se vivemos algum mal é porque não houve investimento em educação. Investimos nos professores para que eles continuem trabalhando no município e tenham seus direitos respeitados, independente da política. Nós somos responsáveis pelo caminhar do município. Agradeço a Angela (secretária), que tem dado a vida para termos educação de qualidade”, destacou o prefeito.

Referência em Educação 
   
O  ciclo de palestras foi iniciado por Gabriel Chalita, que abordou a questão do bullying tanto sob o aspecto das vítimas como dos agressores. Num ambiente com 2.400 docentes, ele afirmou que é fundamental reconhecermos que somos humanos e que todos erramos, inclusive os mestres. Antes de começar a dissecar o seu tema, Chalita saudou os presentes. 
   
“É uma honra estar aqui em Magé para falar de um tema tão importante: educação. E falar de educação para quem ama educação é ótimo. Obrigado pela oportunidade”. 
   
Na sexta-feira o circuito de palestras conta com a participação de Everaldo Garcia, Emília Cipriano e Eduardo Shinyashiki, além da apresentação do grupo Comédia a La Carte. 

Casa cheia e atrações 
   
A Jornada Pedagógica - Educação para toda Vida atraiu outros membros da gestão municipal e representantes da Câmara de Vereadores. Dentre eles, Soninha Sthoffel (secretária de Governo), Nilda Laureano Abreu (Administração), Sidney Couto (Saúde), Dimas de Andrade (Indústria e Comércio), Sérgio Venâncio (Segurança), Leandro Vidal (Meio Ambiente), Paulo Vaz (Chefe de Gabinete), além de Tarcísio Crespo e José Carlos Faria (assessores de gabinete). 
   
Os vereadores Vandro Família, presidente da Comissão de Educação da Câmara, e Diarone parabenizaram a prefeitura pela iniciativa. Também houve uma apresentação especial de Gabriel Martins, João Pedro, Mônica Leal e Rogério Pereira do Coral Art’Voz.  
 

 

Fotos