JORNAL MILÊNIO VIP - Prefeitura faz ato de conscientização pela não-violência contra a mulher

Notícias

Prefeitura faz ato de conscientização pela não-violência contra a mulher

Publicado na edição 138 de Março de 2014

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), promoveu a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento aconteceu na Praça Dr. Nilo Peçanha, no Centro do município, das 9h30 às 13h, nesta terça-feira (11).

Luidia Ducan, Coordenadora da Proteção Social Especialda SMASDH, explicou que a ação visa conscientizar as mulheres sobre seus direitos e a importância de denunciar quando os mesmos são violados. “Fazemos esse evento não só para homenagear as mulheres, mas também para alertá-las que é fundamental denunciar qualquer tipo de agressão. Realizamos esse trabalho o ano inteiro nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)”, afirmou ela.

Também participaram do evento a Secretaria de Saúde, cuja equipe aferia a pressão arterial e fazia testes de glicose e, se o paciente apresentasse alguma disfunção, era encaminhado ao Hospital Municipal de Magé ou orientado a procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF). A Coordenação de Imunização também marcou presença com uma tenda sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e a Secretaria de Agricultura trouxe um grupo de trabalhadoras rurais.

O pessoal do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual de Magé (Neaca) aproveitou a ação para divulgar o projeto, que dispõe de uma unidade em Piabetá para oferecer assistência contínua às famílias que passam por situação de violação de seus direitos.

Soninha Sthoffel, secretária de Governo, agradeceu a todos os participantes e lembrou que a defesa dos direitos das mulheres deve acontecer todos os dias. “Esse tipo de evento é muito importante, mas devemos ficar atentas todos os dias. Muito obrigada por estarem aqui e vamos aproveitar a semana da mulher”.  

Fotos