JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Programa federal de enfrentamento ao tráfico

Publicado na edição 139 de Abril de 2014

Equipe está pronta para atuar em programa federal de enfrentamento ao tráfico

A turma formada por 48 guardas municipais e agentes de trânsito, mais duas policiais militares foram certificados na cerimônia de encerramento do Curso de Capacitação de Profissionais de Segurança Pública realizada na sexta-feira, 11, no Magé Tênis Club. A qualificação faz parte do Programa ‘Crack, é possível vencer’, do governo federal.

Coquinésio Afonso Pereira, guarda municipal, se emocionou durante todo o curso, que teve duração de quatro semanas com atividades teóricas e práticas. “Todo o curso foi emocionante, mas o que marcou foi o laboratório em sala com a psicóloga, quando tivemos a oportunidade de ver o dependente químico como uma pessoa como nós, que tem problemas como temos, mas por alguma lacuna, um trauma e falta de suporte familiar, por exemplo, se deixa levar pelo consumo de qualquer tipo de entorpecente”, descreveu ele que é nascido e criado no bairro do Canal, no primeiro distrito mageense.

O guarda municipal também contou que durante as aulas, a equipe aprendeu mais sobre segurança pública, saúde, educação, assistência social, e os fatores que geram os conflitos sociais, visitaram os equipamentos que o município dispõe, como o CAPSAD [Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas] e a rede de acolhimento ao dependente químico.

Nas atividades práticas o aprendizado foi voltado para o monitoramento da cidade, orientação para a abordagem, e resposta às reações dos usuários da droga, com uso de instrumentos como as armas não letais e spray de pimenta.

Impressionado com o entusiasmo da turma, o prefeito Nestor Vidal elogiou a equipe, e afirmou que a atuação dos formando reflete o trabalho do governo municipal pelo cumprimento das Leis. “Essa gota de civilidade e organização se dá quando investimos na educação e qualificação, dando cidadania à população. Quando chegou o momento do curso estávamos com um planejamento para a cidade, mas vimos a importância desse aprendizado e demos prioridade, pois estamos investindo em melhorias para o nosso município, e presença das equipes mais preparadas nas ruas fazem valer a legalidade”, disse.

André Henrique de Oliveira Silva, comandante do 34º Batalhão da Polícia Militar, em Magé, também parabenizou o empenho da turma. “A parceria da guarda e da polícia [militar] é de grande importância para a paz social, e vocês agora voltam mais preparados para as ruas. Que a gente consiga colocar em prática todo nosso aprendizado para que o cidadão possa circular em nosso município com tranquilidade”.

Com equipes preparadas, Magé receberá equipamentos

“Esse é um aprendizado que vai além do agora, quem está lá fora carente da nossa ajuda, por não ter alguém capacitado para atender”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública de Magé, Sérgio Mercês Venâncio.

A partir da qualificação das equipes que atuarão pelo programa federal em Magé, a cidade conclui o quarto passo, dos seis necessários para o cumprimento do projeto ‘Crack, é possível vencer’.

Na cerimônia de conclusão do curso, Venâncio anunciou que próximo passo no programa é o recebimento dos equipamentos que incluem carros, motos, armamento não letal e spray de pimenta para uso das equipes. O município também terá uma base móvel que vai auxiliar no monitoramento da cidade equipado com câmeras que tem capacidade de visualizar em 360º num raio 3km.

Participaram do evento os secretários municipais Angela Lomeu (Educação), Selma Vidal (Assistência Social), Paulo Vaz (Governo), Leandro Vidal (Meio Ambiente), Aldecir Ribeiro (Planejamento), Araújo Porfírio (Manutenção), Tânia Mara Gouvêa (Trabalho, Emprego e Geração de Renda), Dimas de Andrade Pinto (Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico), Aloísio Sturm (Agricultura Sustentável), e o chefe de gabinete, José Carlos Faria. Claudinei Martins, secretário de Segurança Pública de Belford Roxo; Celso Teodoro, diretor de ensino e instrução da Guarda Civil Municipal de Mesquita; o diretor de Coordenação Estratégia da Guarda Civil Municipal de São João de Meriti e responsável do Conselho das Guardas Municipais, Carlos Arthur Leite Peixoto; e a equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar, também prestigiaram o evento.

Crédito das imagens: Marcelo Dias

 

Fotos