JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Projeto da Escola

Publicado na edição 142 de Julho de 2014

O projeto teve início no mês de março de 2014 e surgiu por meio das  minhas percepções enquanto docente e cidadão, morador de Suruí, 4º Distrito de Magé, percebi que a sala de aula, a escola, o entorno da escola e também o bairro estavam com muito lixo, era sujeira por toda parte, os alunos e também os próprios moradores não respeitavam o meio ambiente.Foi a partir destas observações que senti a necessidade de se implantar algo onde os alunos despertassem o interesse por eixos relacionados ao meio ambiente como, por exemplo: poluição, preservação, reciclagem, reutilização, desmatamento, etc. Apresentando diferentes formas de preservação, pois a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente  é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local, bem como a global. A partir dai estamos colhendo o frutos,dentro de nossa sala materiais reciclados são encontrados não somente nos trabalhos dos alunos mas também como instrumentos de apoio para a prática educacional.Não acreditava que chegaríamos tão longe hoje nossa escola e claro a turma 401 já pensa em até fabricar sabão e ainda dar início a horta (com o objetivo de auxiliar na alimentação dos alunos e oradores)no terreno que em parceria com a ONG  água doce,conseguimos um grande terreno para o plantio e cultivo (de verduras e legumes como o aipim). Não para por aí não ainda no mês de agosto também iremos iniciar o projeto  A BICICLETA MALUCA DE INCENTIVO A CULTURA, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM  MATERIAIS RECICLÁVEIS ENTRE OUTRAS ATIVIDADES QUE NASCERAM JUNTAMENTE COM O DESENROLAR DO PROJETO O DISTRITO E O MEIO AMBIENTE!

Durante o todo o projeto os alunos participavam de uma dinâmica chamada,"CAIXANGA Roda de conversa e criação da dinâmica da “Caixanga” (alunos em uma roda sentados ao chão com uma caixa contendo frases e tarefas. A caixa passará até que a música pare e o aluno que estiver com a caixa se levanta e se posiciona no centro da roda, executando a tarefa que tirar da caixa)A caixanga é um instrumento de apoio para fazer intervenções e avançarmos de uma etapa para outra.

confecções dos alunos:jornal mural,pesquisa,cartazes,panfletos para conscientização da comunidade escolar e do bairro,murais feitos com cd,bolsa de garrafa pet,vassoura verde de pet,stands para guardar os livros que ficavam espalhados pela sala,guarda sol divertido(um jogo feito com um guarda sol que seria jogado fora) entre tantos outros.Desde já agradeço a oportunidade!Atenciosamente Carlos Henrique Patrício

em anexo vão algumas fotos e o vídeo produzido pelos alunos.


Fotos