JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Secretaria de Turismo leva 500 mageenses a Feira de São Cristóvão

Publicado na edição 144 de Setembro de 2014

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade em parceria com o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, realizou nesta sexta-feira (15), um passeio voltado para 500 cidadãos mageenses participantes do projeto Longevidade, em sua maioria composto de idosos. A iniciativa da visita a popularmente conhecida “Feira de São Cristóvão”, reuniu os seis polos do programa. 

Logo na chegada, as equipes foram divididas para várias partes da Feira Nordestina. De início, os participantes assistiram a uma série de palestras do projeto “Para Quedas” num stand do SESC. Os visitantes aprenderam cuidados básicos para evitar acidentes domésticos, como atenção com pisos molhados, fios que devem sempre estar embutidos na parede e apoios nos banheiros para os idosos.

Além de shows com música e visitas as lojas, os participantes degustaram comidas típicas. Os hipertensos também puderam medir a pressão e a taxa de glicose, através de agentes de saúde do programa Hiperdia. “Eu acho legal esse projeto porque eu tinha hipertireoidismo e isso aqui me ajudou muito. O passeio está maravilhoso. Os cuidados com o idoso que eu vi na palestra são muito bacanas. Gostei muito de participar das dinâmicas”, declarou Sandra Maria de Carvalho, de 48 anos, que há dois anos faz parte do projeto nos polos do Parque Alegria e Fragoso.

Os idosos estavam bastante animados com o passeio. “Estou achando esse dia maravilhoso. Estive aqui mais jovem e hoje tive a oportunidade de vir de novo depois de anos. Isso é muito bom. Eu gostei muito do ambiente, do convívio familiar, da união dos participantes, das brincadeiras e da comida”, revelou a dona de casa Vilma Gastão da Silva, de 63, participante do polo da Praia de Mauá.

Para o secretário de Esporte Turismo Lazer e Terceira Idade, o passeio enriquecerá o conhecimento cultural dos cidadãos. “Esse projeto tem crescido assiduamente dentro do ginásio, mas a nossa intenção é leva-lo também para dentro das comunidades através das associações de moradores, com parcerias de igrejas e as instituições que estejam organizadas de forma documental. Nossa secretaria tem trabalhado 24 horas, de forma comprometedora, como orientação do prefeito Nestor Vidal, que tem se preocupado muito com esse grupo da melhor idade, não somente idosos, mas todos os envolvidos. O importante é ver o trabalho dando resultado e agradando a todas as pessoas. Agradeço a Feira de São Cristóvão, a Banda e a todos os envolvidos para essa ação de hoje”, declarou Leandro Rodrigues.

O Longevidade tem trazido cidadania, melhoras na saúde e vem mudando a vida da população mageense. “Sou de Belém do Pará, moro em Citrolândia há alguns meses e comecei a participar por causa da minha irmã. O projeto fez muito bom para minha vida, pois eu sofria um problema de audição e através dele fui melhorando. Hoje em dia eu ando bem na rua, mas antes, eu tinha problemas para andar sozinho, porém com a ginástica e os exercícios, tenho melhorado. Estou muito agradecido de fazer parte desse projeto e hoje poder vir nesse passeio. Tudo aqui é maravilhoso”, disse o pedreiro Jesiel Silva Sousa, de 40 anos.

 

Fotos