JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Prefeitura de Magé promove ações em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

Publicado na edição 145 de Outubro de 2014

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, promove pelo Projeto Longevidade uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado mundialmente na quarta-feira (1). “Além das atividades destinadas aos idosos que realizamos durante todo o ano, nós também preparamos uma programação especial para ser comemorado no dia deles”, ressalta o secretário municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues.

As ações tiveram início na terça-feira (30) com o Baile de Comemoração ao Dia do Idoso, no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande. Na ocasião também foi comemorado o aniversário do professor de dança de salão Alex, que é muito querido pelos seus alunos.

No dia 1° de outubro, os idosos tiveram uma palestra sobre como alcançar um envelhecimento mais saudável no Ginásio Poliesportivo Waldir Theophilo. Após a ginástica e o alongamento, os integrantes participaram de um café da manhã com muita orientação sobre como se precaver de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, osteoporose e déficits sensoriais).

Nesta quinta-feira (2), acontece o “aulão” de ginástica e uma palestra sobre diabete e suas complicações no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima. A importância da atividade física regularmente em conjunto com um trabalho de prevenção é fundamental para uma velhice com mais qualidade de vida.

Já na sexta-feira (3), o coordenador do Projeto Longevidade, Sergio Cordeiro, irá ministrar uma palestra com o tema “Superando Limites”, às 16 horas na Escola Municipal Acácia Leitão Portela, em Parada Modelo. Nela, Sergio fala sobre a capacidade do idoso em superar seus próprios limites.
 
Na terça-feira (7), os idosos mageenses estão convidados para participarem da Caminhada Ecológica da Longevidade, na Cachoeira Monjolos, em Santo Aleixo. A partida será do Ginásio Poliesportivo Vasquinho. A ação será em parceria entre as secretarias de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Saúde e Defesa Civil.
 
Na quinta-feira (9), acontece a Festa da Primavera da Longevidade no Ginásio Poliesportivo de Vasquinho, em Santo Aleixo. A comemoração foi idealizada pelo CRAS de Santo Aleixo em parceria com as secretarias municipais de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade e Saúde.
 
Além dos diversos eventos especiais durante o mês de outubro, os idosos também terão uma grande festa em comemoração ao Dia do Idoso na quinta-feira (23), na quadra João XXII, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na Avenida Padre Anchieta, número 256, no Centro de Magé.
 
À frente do Projeto Longevidade de Magé, o coordenador Sérgio Cordeiro ressalta a valorização de iniciativas destinadas à terceira idade: "O programa tem sido um sucesso em todos os distritos do município. Centenas de idosos tiveram de volta a sua autoestima, saíram do sedentarismo, e consequentemente estão tendo uma qualidade de vida melhor".
 
Atualmente a Diretoria de Terceira Idade da SMETULT, desenvolve o Projeto Longevidade em 10 polos distribuídos em toda a cidade de Magé. O mais novo foi inaugurado na quadra esportiva do bairro São Lourenço, no quinto distrito de Guia de Pacobaíba.
 
Serviço:
 
Projeto Longevidade - Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade (SMETULT). Consulte o polo mais próximo e saiba como se matricular na sede da secretaria no Ginásio Poliesportivo Edson Alves na Avenida Roberto Silveira, Praia do Anil. Tel: (21) 2631-1302.