JORNAL MILÊNIO VIP - Prefeitura de Magé promove ações em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

Notícias

Prefeitura de Magé promove ações em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

Publicado na edição 145 de Outubro de 2014

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, promove pelo Projeto Longevidade uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado mundialmente na quarta-feira (1). “Além das atividades destinadas aos idosos que realizamos durante todo o ano, nós também preparamos uma programação especial para ser comemorado no dia deles”, ressalta o secretário municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues.

As ações tiveram início na terça-feira (30) com o Baile de Comemoração ao Dia do Idoso, no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande. Na ocasião também foi comemorado o aniversário do professor de dança de salão Alex, que é muito querido pelos seus alunos.

No dia 1° de outubro, os idosos tiveram uma palestra sobre como alcançar um envelhecimento mais saudável no Ginásio Poliesportivo Waldir Theophilo. Após a ginástica e o alongamento, os integrantes participaram de um café da manhã com muita orientação sobre como se precaver de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, osteoporose e déficits sensoriais).

Nesta quinta-feira (2), acontece o “aulão” de ginástica e uma palestra sobre diabete e suas complicações no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima. A importância da atividade física regularmente em conjunto com um trabalho de prevenção é fundamental para uma velhice com mais qualidade de vida.

Já na sexta-feira (3), o coordenador do Projeto Longevidade, Sergio Cordeiro, irá ministrar uma palestra com o tema “Superando Limites”, às 16 horas na Escola Municipal Acácia Leitão Portela, em Parada Modelo. Nela, Sergio fala sobre a capacidade do idoso em superar seus próprios limites.
 
Na terça-feira (7), os idosos mageenses estão convidados para participarem da Caminhada Ecológica da Longevidade, na Cachoeira Monjolos, em Santo Aleixo. A partida será do Ginásio Poliesportivo Vasquinho. A ação será em parceria entre as secretarias de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Saúde e Defesa Civil.
 
Na quinta-feira (9), acontece a Festa da Primavera da Longevidade no Ginásio Poliesportivo de Vasquinho, em Santo Aleixo. A comemoração foi idealizada pelo CRAS de Santo Aleixo em parceria com as secretarias municipais de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade e Saúde.
 
Além dos diversos eventos especiais durante o mês de outubro, os idosos também terão uma grande festa em comemoração ao Dia do Idoso na quinta-feira (23), na quadra João XXII, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na Avenida Padre Anchieta, número 256, no Centro de Magé.
 
À frente do Projeto Longevidade de Magé, o coordenador Sérgio Cordeiro ressalta a valorização de iniciativas destinadas à terceira idade: "O programa tem sido um sucesso em todos os distritos do município. Centenas de idosos tiveram de volta a sua autoestima, saíram do sedentarismo, e consequentemente estão tendo uma qualidade de vida melhor".
 
Atualmente a Diretoria de Terceira Idade da SMETULT, desenvolve o Projeto Longevidade em 10 polos distribuídos em toda a cidade de Magé. O mais novo foi inaugurado na quadra esportiva do bairro São Lourenço, no quinto distrito de Guia de Pacobaíba.
 
Serviço:
 
Projeto Longevidade - Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade (SMETULT). Consulte o polo mais próximo e saiba como se matricular na sede da secretaria no Ginásio Poliesportivo Edson Alves na Avenida Roberto Silveira, Praia do Anil. Tel: (21) 2631-1302.