JORNAL MILÊNIO VIP - Educação divulga calendário de matrículas da rede municipal

Notícias

Educação divulga calendário de matrículas da rede municipal

Publicado na edição 146 de Novembro de 2014

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Magé inicia na próxima segunda-feira, 10, o período de matrículas para o ano letivo de 2015. O calendário atende toda a rede de ensino formada pela Educação Infantil - Creche e Pré-Escola, Educação Especial, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para organizar o processo a SME dividiu o calendário de matrículas para o próximo ano letivo em quatro períodos básicos:


10 a 21/11 - Renovação de matrículas: os pais e responsáveis dos alunos que pretendem continuar na mesma unidade, devem comparecer à escola para efetuar a matrícula.


24 a 28/11 - Remanejamento: nesta semana será realizado um procedimento interno entre as as unidades escolares que vão encaminhar os alunos das creches, 1º e 6º ano do Ensino Fundamental.


01 a 05/12 - Matrícula dos remanejados: pais e responsáveis devem ir até a nova unidade para onde os alunos foram remanejados


05 a 16/01/2015 - Matrículas novas: nessa fase é a vez dos alunos que desejam mudar de unidade ou iniciar na rede de ensino municipal.


O calendário da renovação de matrículas é o mesmo para os alunos com necessidades educacionais especiais. A Secretaria de Educação vai efetivar a matrícula na unidade escolar mais próxima da residência desses estudantes. Os alunos que vão entrar no 1º ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental devem ter seis anos completos ou a completar até o dia 31/03/2015. Aqueles que fazem aniversário após essa data serão matriculados na Pré-Escola.


Confira a lista completa dos documentos que devem ser apresentados no ato da matrícula (originais e cópias): 

• Certidão de nascimento ou documento que o substitua (original e cópia);

• Comprovante de residência ou último recibo de aluguel;

• Duas fotos 3x4 recentes;

• Cartão de vacinação (somente para creche, pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental);

• Histórico escolar ou declaração, onde deverá constar o ano de escolaridade, no caso do Ensino Fundamental regular, ou fase no caso da EJA, para a qual está habilitado;

• No caso de necessidades educacionais especiais apresentar laudo médico ou equivalente;

• Número de cadastramento escolar (quando houver);

• Identidade e CPF do responsável legal;

• Tipo sanguíneo;

• Alunos da EJA deverão apresentar RG e CPF, se menor de 18 anos não emancipado, a do responsável legal.

Novas vagas na Educação Infantil serão sorteadas


Para dar mais transparência no ingresso dos novos alunos da Educação Infantil, que engloba a creche e pré-escola, este ano o processo de matrícula será decidido por sorteio. Para participar os pais ou responsáveis legais devem realizar a pré-matrícula na unidade de ensino que atenda a modalidade no período de 8 a 12/12, apresentando a ficha de inscrição que está disponível para download no portal da Prefeitura de Magé: http://goo.gl/XL2P6G


Angela Lomeu, secretária de Educação de Magé, esclarece que "o processo de sorteio oportuniza a todos os interessados fazerem a sua inscrição sem que seja necessário dormir na porta da Creche, como era anteriormente. O sorteio vai atender ao total de vagas disponíveis de forma clara, na presença de todos os pais interessados, e evita tambem que os mesmos façam inscrição em mais de uma creche. Os pais não contemplados ficam registrados na própria unidade, que procederá à chamada dos mesmos para cobrir eventuais desistências".


O sorteio é aberto ao público e será acompanhado pelo Conselho Escolar, e acontece no dia 17 de dezembro às 10h. Os contemplados devem efetivar a matrícula na semana de 18 a 22/12.


A Educação Infantil é subdivida em quatro modalidades:

Creche I - crianças com dois anos completos ou a completar até 31/03/2015;
Creche II - crianças com três anos ou a completar até 31/03/2015;
Pré-Escolar I - crianças com quatro anos completos ou a completar até 31/03/2015;
Pre-Escolar II - crianças com cinco anos completos ou a completar até 31/03/2015.

Aqueles que ficarem na lista de espera, as unidades vão atender no período de 05 a 16 de janeiro de 2015.

Renovação de matrícula para o EJA

Para estudar na Educação de Jovens e Adultos, o EJA, é preciso ter no mínimo 15 anos ou completar a idade no período de matrícula. Como essa modalidade ensino é dividida em fases, a matrícula o primeiro semestre de 2015, segue o calendário-base, com renovação de 10 a 21/11, e matrícula de remanejados de 1 a 5/12/2014.


Já para o segundo semestre do próximo ano a renovação acontece de 7 a 11 de julho de 2015, e novos alunos podem se matricular 21 a 25 de julho de 2015. A Secretaria de Educação estabeleceu para dia 31 de agosto de 2015 o prazo final de regulação da vida escolar.


A rede municipal de educação em Magé conta com 97 unidades de ensino, 28 creches e 69 escolas que atenderam somente no ano letivo de 2014, cerca de 38 mil alunos desde a Educação Infantil ao EJA em todos os seis distritos.