JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Operação Verão para preservar as cachoeiras de Magé

Publicado na edição 146 de Novembro de 2014

Com a chegada do verão, as férias escolares e o aumento de turistas nas cachoeiras do município, a prefeitura de Magé, através das Secretarias Municipais de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Transportes e de Segurança Pública (SMETULT) prepara uma grande campanha para o 2º e 6º distritos, a partir de dezembro, a fim de organizar o intenso tráfego de veículos no local e preservar as quedas d águas.

Para facilitar a mobilidade dos moradores, visitantes e evitar perigo aos banhistas, a nova campanha Operação Verão 2014 limitará o acesso de carros de transportes aos sábados e domingos nos bairros de Santo Aleixo, Andorinhas, Rio de Ouro e Cachoeira Grande próximo às cachoeiras. Moradores donos de automóveis serão cadastrados para que possam circular livremente. Responsáveis por excursões com ônibus, carros, vans ou kombis, deverão fazer um credenciamento antecipado na Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade. Caso não haja o cadastro e o cidadão cometa infração à proibição prevista no decreto Nº 2906/2014, o infrator estará sujeito à multa e demais penalidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

Choque de Ordem

De 7 às 17hs, ruas como a Capitão Antero e Manoel dos Santos Pereira, em Santo Aleixo, e Alcindo Leite, em Andorinha, passarão por modificações somente nos fins de semana: veículos de moradores previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade terão acesso livre ao local. Já nas vias Waldemar Colombo Garcia e Waldemar Lima Teixeira, no bairro de Andorinhas, o estacionamento de veículos em ambos os lados está proibido.
- A intenção do prefeito é dar dignidade aos usuários que vêm explorar o turismo da nossa cidade desde que seja de forma ordeira, não agredindo ao ambiente, não transgredindo as leis, não danificando a natureza, respeitando os cidadãos e não estacionando nos locais proibidos. Pessoas que fizerem churrasco nas cachoeiras, levarem garrafas de vidro, sujar e não recolher o lixo será penalizado, na forma da lei. Vamos trabalhar com a Defesa Civil, a Guarda Ambiental e Municipal, fiscais de postura e Polícia Militar estarão dando apoio durante a operação - declarou o Secretário Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues.

Trânsito livre

O cadastro dos moradores das Ruas Capitão Antero, Manoel dos Santos Pereira e Alcindo Leite, no 2º distrito, será feito por agentes das secretarias, indo de casa em casa que possua automóvel, para que a população não tenha dificuldade em trafegar nos locais de acesso as residências.
Responsáveis por excursões deverão pagar uma taxa de credenciamento no valor de R$ 45,66 – válido por um ano. Apenas veículos de transporte de passageiros – ônibus, micro-ônibus ou vans – também deverão pagar uma taxa de acesso de R$ 156,73 – por veículo.
Diversas placas serão colocadas nas principais vias de acesso as cachoeiras do município. Fique atento ao que é e o que não é permitido:

Proibido estacionar e parar nos locais identificados com as placas.
Excursões somente serão permitidas com prévia autorização da SMETULT.
Fazer churrasco nas cachoeiras.
Sujar as cachoeiras e não recolher o lixo.
Jogar lixo na água.

Os secretários Leandro Rodrigues (Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade), Ronaldo Gonçalves (Transportes), João Carlos (Serviços Públicos), Aldecir Ribeiro (Meio Ambiente), Maria Eugênia (Fazenda), Sérgio Venâncio (Segurança Pública) e o coordenador da Defesa Civil, Gilber Câmara, já começaram a elaborar a campanha Operação Verão 2014 que entrará em ação no próximo mês.