JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Coral Arte e Voz se apresenta na terra de Garrincha

Publicado na edição 147 de Dezembro de 2014

A praça da igreja de Sant Anna, em Pau Grande no sexto distrito de Magé foi  palco de uma noite de emoção e admiração. Cerca de 400 pessoas assistiram a Cantata de Natal realizada pelo governo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. 

Nádia Cristina Andrade, 37, disse que chegou cansada do trabalho mas foi assistir a apresentação, que foi um evento diferente para os moradores. "Ah é diferente pra gente ter um coral aqui. Eu venho aqui na igreja e achei diferente, muito legal. E é muito importante ver as crianças assim, porque não estão ociosas", analisa a agente administrativa.


Com o tema natalino, as cinquenta vozes do coral cantaram um repertório eclético com MPB, música gospel e em inglês, conquistando os aplausos do público. Happy Day, Aleluia e Então é Natal, foram algumas das musicas apresentadas na cantata.


Confira o vídeo com momentos da apresentação do Coral Arte e Voz http://youtu.be/j57DPWjkzSk 

Música como instrumento de disciplina e socialização 

O coral é um projeto coordenado pela professora Mônica Leal, que é a regente, e começou na rede municipal de ensino em dezembro de 2011, e é composto por alunos do quarto ao oitavo ano do Ensino Fundamental. O que começou numa seleção de vozes, ganhou um novo conceito: respeito às diferenças.


"Eu não faço mais seleção, eu creio na mudança. Quando começamos, ouvi 250 crianças cantarem, muitos não sabiam e eu indicava o Parabéns à você onde podemos identificar as notas que eles são capazes de alcançar. Depois de um tempo chegamos à conclusão que todos podem participar, ainda mais eles que estão na puberdade quando ocorre a mudança na voz. Dai passamos a trabalhar com a harmonia das vozes que temos" explicou Mônica que já atua na rede de ensino há 30 anos.


Hoje, o Arte e Voz se consolidou como uma atividade extracurricular que tem impacto significante na vida dos alunos. A coordenadora conta orgulhosa dos talentos: 
"Com a música eles mudaram a postura, tanto fisicamente para cantar, como a melhora da autoestima, do comportamento é muito mais na socialização e na ampliação da capacidade no aprendizado. Hoje eles cantam MPB, em inglês e até num dialeto africano, o Siahamba". 

E a Secretaria Municipal de Educação está investindo ainda mais no projeto, segundo a secretaria Angela Lomeu:


- Nós percebemos através das oficinas e nas experiências anteriores quando tivemos o coral, que as notas foram completamente diferentes, traduzindo o cultivo dos bons hábitos como a disciplina, as boas notas, a pontualidade. O trabalho desenvolvido no coral é uma forma de harmonizar as diferenças. E já estamos abrindo novas vagas para o coral e pretendemos aumentar 40%, com isso o coral terá 75 vozes - comemora Angela.


Papai Noel participou da festa e veio trazer sua mensagem paz e esperança. Para não ficar de fora, ele participou do bis cantando Oh Happy Day com o coral. João Carlos da Silva, secretário de Serviços Públicos também prestigiou o evento com a família.

Fotos