JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Café Literário celebra cultura mageense no Espaço das Artes

Publicado na edição 147 de Dezembro de 2014

A arte e o verso marcaram a primeira edição do café literário no Espaço das Artes de Piabetá, no sexto distrito. O encontro realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Magé (FECM) nesta terça-feira (25), faz parte da programação da exposição Magé em Arte e Verso que marca o mês da Cultura na cidade.

Com destaque especial para cultura mageense, Demétrio Sena e Gerson Monteiro membros da  Academia Mageense de Letras (AML) e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé (Aclam) palestraram sobre Walter Moreira e Carlos Drummond de Andrade.


O jovem acadêmico Gerson Monteiro, de 21 anos, apostou numa apresentação mais descontraída. "Fiz desse momento um sarau para contar minha experiência com meu patrono Carlos Drommond de Andrade", disse o escritor que tem duas publicações e já trabalha no seu primeiro romance.


No encontro também foram apresentados os dois novos membros da Aclam, que tomarão posse em fevereiro: o produtor cultural Thiago Souza e o compositor e sambista mageense, Eric Fanuel, que vai ocupar a cadeira de número 34

"Meu patrono será um grande amigo e exemplo, o Carlos Eloy Franco Gulão, o médico dos pobres que foi vereador em Magé e um grande compositor da música católica. É uma emoção pra mim, e onde tem cultura eu estou lá. A academia pra mim é o que vai ficar quando eu for", disse o músico já tem 20 anos de carreira.

À frente da direção da FECM, Thiago Souza, ficou lisonjeado com o convite e terá como patrono Humberto de Campos, jornalista e escrito maranhense. "Vou estudar meu patrono e divulgar seu trabalho na parte acadêmica. Ele é uma inspiração pois dirigiu a Fundação Rui Barbosa, e que isso possa me ajudar promover a cultura de Magé", declarou.


No encerramento, Eric Fanuel fez uma apresentação e cantou sucessos do samba. Também participaram do evento a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Tania Mara Gouvêa, e a Sônia Sthoffel, que está no comando do Centro Administrativo do sexto distrito mageense.


"Essa espaço para a cultura mageense foi muito bem aceito e a população está pedindo mais, vamos preparar uma programação para os próximos meses. Em dezembro será exposto artesanato com tema natalino. Mas até o final deste mês a exposição continua", destaca a presidente da FECM, Alcília Brandão.


As obras dos artistas plásticos da cidade do Magé em Arte e Verso permanecem expostas no Espaço das Artes para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h,  no segundo piso do primeiro módulo do Terminal Rodoviário de Piabetá,  na Avenida Santos Dumont, s/nº, no Centro do sexto distrito de Magé.

Assessoria de Comunicação (ASCOM) 
Prefeitura Municipal de Magé