JORNAL MILÊNIO VIP - Entrega do prêmio “Magé – 450 anos de história e tradição”

Notícias

Entrega do prêmio “Magé – 450 anos de história e tradição”

Publicado na edição 150 de Junho de 2015

A Prefeitura Municipal de Magé, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta feira, dia 12 de junho a entrega do Prêmio “ Magé – 450 anos de História e Tradição”. 

Este evento é uma premiação em agradecimento aos relevantes serviços prestados para o crescimento e desenvolvimento do Município de Magé por grandes personalidades mageenses de nascimento e coração.  

Hoje Magé comemora 450 anos de história. Sua narrativa se mistura com a história do Brasil, tamanha a sua importância no contexto nacional.

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região, no século XVI, a mesma era ocupada pela tribo tupi dos tupinambás, também conhecidos como tamoios.

Em 1.565 Simão da Motta doa uma parte de suas terras às margens da Baía de Guanabara para construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora da Piedade de Magepe. No ano seguinte, Cristóvão de Barros recebe uma grande sesmaria e ergue o primeiro engenho de cana a funcionar na Baixada. Já no século 18, com a descida do ouro das Minas Gerais pelo Caminho de Inhomirim, Magé recebe uma grande quantidade de construções religiosas e infraestrutura portuária no Rio Estrela.

O progresso chegou e Magé foi transformada em vila, em 9 de junho de 1789. No dia 12 de junho passou a chamar -se Magé,e em 2 de outubro de 1857 recebe o título de Cidade de Magé.

Neste mesmo período, são construídas as Igrejas históricas de nosso município que também contam a nossa história em cada pedaço de tijolo e imagem preservada.  

Hoje Magé é composta por 6 Distritos (Magé, Santo Aleixo, Rio do Ouro, Suruí, Guia de Pacobaíba e Vila Inhomirim. Com uma população estimada em mais de 230 mil habitantes a atual administração está sob a responsabilidade do Prefeito Nestor de Moraes Vidal Neto que segue buscando o progresso para o município preservando as riquezas da nossa região.

Após a execução dos Hinos Nacional e de Magé, o secretário de Governo José Carlos Faria e a Secretária Municipal de Educação, Angela Lomeu falaram da importância do evento para a cidade no sentido da valorização daqueles que contribuíram de alguma forma o desenvolvimento da cidade.


Foram premiadas 13 personalidades do município.


1. Aloísio Pinto Sturm – Secretário de Agricultura Sustentável

2. Antônio Carlos José da Cunha – Venerável da Loja Maçônica 
3. Antônio Carlos de Souza Silva – Presidente do Rotary Club
4. Braulio Rodrigues da Silva - Agricultor
5. Dulce Regina de Araújo – Agenda 21
6. Padre Ernande Nascimento – Pároco de Magé
7. Hélcio da Costa Cordeiro – Representante Espírita
8. Francisco Antônio de Oliveira – Funcionário Público Aposentado 
9. Leonardo José Carion – Professor 
10. Garrincha - Homenagem Póstuma recebida pela filha Rosangela Cunha dos Santos Alves
11. Valmir de Oliveira – Pescador
12. Valcir Vieira de Azevedo – Leiteiro
13. Nestor Vidal – Prefeito de Magé 

Ao final das homenagens o público presente foi convidado a participar de um jantar ao som da  cantora Joana D’arc e banda

Fotos