JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional discute políticas públicas

Publicado na edição 151 de Julho de 2015

Preocupado em garantir ao cidadão o direito à alimentação adequada e saudável, o Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar com o tema: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. O objetivo é ampliar e fortalecer o direito a alimentação adequada e saudável, assegurando a participação de toda sociedade civil neste processo. Diversos secretários municipais e o prefeito Nestor Vidal participaram do evento.  

A conferência tem como principal fundamento promover o debate e a construção de propostas pela sociedade que serão levadas à 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar. Pela regra da proporcionalidade, o município de Magé tem o direito de enviar quatro delegados para o evento. Estes foram eleitos na plenária realizada durante a conferência e apresentarão as propostas formuladas no evento.

A representante da Secretaria de Assistência Social do Estado, Kelly Gonzaga, orientou os participantes a formularem propostas que incluam a produção de alimentos oriundos da agricultura familiar, e que esta produção também seja destinada para integrar a merenda escolar e as refeições hospitalares. Atualmente muitas doenças estão relacionadas a má alimentação como a Obesidade e  Anemia . Além das doenças crônicas decorrentes da má alimentação como Diabetes e Hipertensão.

“Estamos fazendo história, discutindo uma questão tão importante que é alimentação, pois temos hoje como um dos principais males do mundo, obesidade, anemia e a fome. Atender a toda essa demanda é um grande desafio e uma grande 

Participaram do evento autoridades do executivo municipal e estadual, legislativo e sociedade civil. A Conferência foi iniciada pela vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosiene Nascimento e Kelly Gonzaga, representando a Secretaria de Assistência Social do Estado.