JORNAL MILENIO VIP

Notícias

ACDAM - seigokan promove seminário sobre caratê em Magé

Publicado na edição 153 de Setembro de 2015

A Associação Cultural e Desportiva de Artes Marciais – ACDAM promoveu o Seminário KARATE, SUAS VÁRIAS FORMAS DE INTERPRETAÇÃO, CONCEITOS E INFLUÊNCIA POSITIVA NA SAÚDE, no Colégio Estadual de Magé, em 06 de setembro último.  

Organizado pelo Sensei Leonardo Carion, da Goju Ryu Seigokan, o evento teve como palestrantes convidados o médico Dr. Augusto Braga, de Teresópolis, e o Sensei Joetsu Narita, anteriormente morador de Magé, atualmente radicado no Paraná. 

Participaram também representantes de outras escolas de Artes Marciais: do Karate Shotokan – Sensei Amaury Pereira; do Karate Shitoryu – Sensei Edimario Ferreira (Dida); do Jiujitsu – Sensei Marcio Mumia; do Kung Fu – Sifu Wellington Mattos. De forma independente ou acompanhando seus mestres, vieram atletas de Suruí, Santo Aleixo, Parada Angélica, Vale das Pedrinhas, Guapimirim, Japuíba, Papucaia, Itaboraí, Rio de Janeiro (Botafogo, Leblon, Meier), Nova Iguaçu, Teresópolis, Visconde de Mauá, Resende.

Iniciando com a formação dos participantes e a saudação aos mestres e companheiros, prosseguiu com a prática de atividades de aquecimento e alongamento, que teve explanação do Dr. Augusto Braga sobre a função de cada movimento. Em seguida, demonstração de kata (formas), das escolas Seigokan, Shotokan e Shitoryu.

A seguir foi feita uma breve apresentação, pelo Sensei Leo Carion, da História do Karatê - desde sua origem no Tibet até os dias atuais. Com foco, a princípio, na Escola Goju Ryu e suas várias ramificações, a palestra foi complementada pelos Senseis Amaury e Dida com respeito às suas escolas.

O debate sobre os temas centrais, que objetivou analisar a influência positiva da Arte Marcial na saúde física e mental dos praticantes, a importância de sua filosofia na construção de valores morais e éticos e seu papel na transmissão de normas de convívio social, teve a participação de todos os presentes - palestrantes, mestres, atletas, crianças, jovens e adultos – foi bastante movimentado e produtivo, promovendo conscientização sobre os benefícios trazidos pela prática, para o indivíduo e para o cidadão. 

Após, novas demonstrações - de katas e de bunkai (aplicação de técnicas de ataque e defesa), feitas por senseis de escolas presentes. Finalizando, o Sensei Narita fez preleção, com demonstração prática, sobre técnicas de kumite (combate), seguida de oficina de técnicas utilizando luvas-foco.

No cômputo final, além do aprendizado e experiência para os participantes, o Seminário deixou um saldo de 80 quilos de alimentos não perecíveis dados como entrada para o evento, a serem doados para instituições e/ou famílias carentes.

 

Fotos